12/02/2018

✿ Neomarica gracilis - Íris da Praia




A linda e delicada é um género de plantas rizomatosas da família das Iridáceae.




É originária da América do Sul sendo conhecida entre outros nomes comuns por Íris-da-praia, Íris-caminhante, Planta-dos-apóstolos.







É uma planta herbácea perene, com folhas longas. As suas inflorescências são eretas, de flores brancas perfumadas, com manchas castanhas/amarelas e azul arroxeado. Têm três petálas brancas horizontais, com rajados de marrom na base e três pélatas azuis, recurvadas. Duram apenas um dia.






Deve ser cultivada a meia sombra, regas regulares e solo fértil e bem drenado.




Fotos Pessoais: Fortaleza do Monte - Macau
Textos explicativos: Wikipedia


11 comentários:

  1. Muito bonita.
    E assim se vai aprendendo de tudo um pouco.
    Beijos, boa semana

    ResponderEliminar
  2. Maria Rodrigues
    De entre vegetação luxuriosa a flor da praia, segundo as belas fotos, sendo bonita é modesta, na sua singular beleza. À base de cuidados fotos, mais uma postagem de que se gosta.
    Beijos

    ResponderEliminar
  3. São flores bonitas e delicadas. Eu gosto deles e eu tenho no meu jardim. Saudações.

    ResponderEliminar
  4. Excelente! Amei.

    Beijo e uma excelente semana.

    ResponderEliminar
  5. Adoro flores e plantas, elas tem o poder de acalmar, pois sua essência está mais próxima de Deus.
    Boa semana de feriado.Bjs.

    ResponderEliminar
  6. Gostei das fotografias e de saber tanta coisa sobre a Íris da Praia.
    Uma boa semana.
    Um beijo.

    ResponderEliminar
  7. Oi Matia
    Eu nunca tinha visto nesta tonalidade. Eu tenho aqui mas o tom é arroxeado
    Beijos e um feliz dia

    ResponderEliminar
  8. Muito linda querida amiga ,beijinhos muitas felicidades

    ResponderEliminar
  9. Já tive íris de muitas cores, mas não conhecia esta!

    Boa semana Maria e um beijinho.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo