17/10/2010

Nenúfares e Flores de Lótus


Foto: Pessoal


Sempre achei os Nenúfares flores magnificas, de uma beleza divinal. Lembro-me quando era criança e ia visitar algum jardim com os meus pais, se havia algum lago com nenúfares eu ficava maravilhada a olhar estas flores, que se encontravam dentro de água. Ficava pensando, "se um dia tiver um lago, vou lá colocar flores como estas!"



Foto: Pessoal


É claro que não consegui "arranjar" o lago, mas tenho a possibilidade de as ver quando quero navegando na NET, e para as ter sempre ao meu alcance decidi falar delas, e guardar aqui no "meu cantinho" fotografias destas lindíssimas flores.



Foto: Pessoal


Os Nenúfares são plantas aquáticas, presentes em regiões temperadas e tropicais, perenes, rizomatosas com folhas e flores flutuantes. Pertencem à ordem Nymphaeales e à família Nymphaeaceae.


Foto: Pessoal

Foto: Pessoal


Quando escrevi este post (2010) estava convencida que nenúfares era um outro nome que se daria a lótus ou flor-de-lótus, mas anos mais tarde (2018), a Kâmi Vargas fez o favor de me alertar para o facto de serem plantas diferentes, por isso refiz o post inicial.
>

Nenúfares


Os nenúfares são também conhecidos por Lírio de água ou Ninfea. São plantas aquáticas perenes, rizomatosas com folhas e flores flutuantes. As suas flores são perfumadas e com diversas cores consoante as espécies podendo ser: azuis, verdes, rosa, brancas, amarelas e em tons de vermelho.


Foto: Pessoal

Foto: Pessoal


As folhas dos nenúfares reflectem-se na água fazendo sombra, tornando-se o refugio para os peixes dos lagos.


Foto: pessoal


Os antigos egípcios adoravam os nenúfares do Nilo, que eles costumavam chamar de "lótus". O motivo dos "lótus" nos capitais das colunas (forma lotiforme) dos templos egípcios é frequente. Floresce à noite e fecha pela manhã, isso simbolizou a separação das divindades e foi um motivo associado às suas crenças sobre a morte e a vida após a morte.
A recente descoberta das propriedades psicodélicas do lótus azul egípcio é muito provável de ter sido conhecida pelos egípcios e explica seu papel cerimonial que pode ser visto em muitas representações. Os restos de ambos os tipos de nenúfares foram encontrados no túmulo de Ramsés II.



Foto:Pessoal


Os nenúfares foram imortalizadas pelo célebre pintor Monet.




Eram venerados pelos antigos egípcios como uma planta visionária e era um símbolo das origens da vida. Apreciavam a flor não apenas pelo seu cheiro agradável, mas também pelas suas qualidades curativas. Muitas imagens egípcias mostram mulheres segurando a flor, cheirando a sua fragrância divina.




Também da família Nymphaeaceae, a Vitória-Régia Regia ou Vitória amazónica está catalogada como a maior flor aquática do mundo. Possui folhas enormes em forma de círculo, com bordas levantadas, que fica sobre a superfície da água e pode chegar a até 2,5 metros de diâmetro e suportar até 40 quilos, se estes forem bem distribuídos na sua superfície.


Foto: Net

Flor-de-lótus


A flor-de-lótus (Nelumbo nucifera), anteriormente considerado um lírio-de-água, foi reconhecida como uma eudicotiledónea altamente modificada colocada na sua própria família Nelumbonaceae na ordem Proteales. É também conhecida por lótus-egípcio, lótus-sagrado ou lótus-da-índia, e é nativa do sudeste da Ásia e Oceania. Habita em cursos de água lentos ou lagoas de água doce, vivendo a pouca profundidade. É enraizada no fundo lodoso por um rizoma vigoroso, do qual partem grandes folhas arredondadas, sustentadas acima do espelho de água por longos pecíolos. A sua haste, muito comprida, pode alcançar mais de 1 metro acima do nível da água. Produz grandes e belas flores que podem ser de cor rosa, amarelas ou brancas.


Foto: Wikipedia_Autor_Peripitis


As flores, as sementes, as folhas novas, e as "raízes" (rizomas) desta espécie de lótus são comestíveis. Na Ásia, suas pétalas são empregadas como enfeites, enquanto suas largas folhas são utilizadas para embrulhar comida.

É conhecida pela longevidade das suas sementes, que podem germinar após 13 séculos.

A flor de lótus faz algo incrível, pois fecha-se ao anoitecer e submerge na água, para ao amanhecer emergir e florescer novamente, brindando o Sol com a sua beleza e o Sol, brinda a flor de Lótus, com o seu calor e a sua energia!


Foto: Wikipedia_Adriano


É uma planta repleta de significados religiosos e míticos. Simboliza a pureza, beleza, graça, fertilidade, abundância, riqueza, sabedoria e serenidade.

No budismo, devido ao seu ciclo de vida, simbolizava a vida eterna e a renovação.

Na mitologia egípcia esta flor representava o nascimento do sol e de tudo o que se constrói a partir daí.

A flor de Lótus é venerada na Índia e no Japão como símbolo da espiritualidade; a semente de Lótus pode, por exemplo, ficar mais de 5.000 anos sem água, esperando a condição ideal de humidade para germinar. Ela nasce na lama e só se abre quando atinge a superfície, onde então mostra as suas luminosas e imaculadas pétalas, que são autolimpantes, isto é, têm a propriedade de repelir microrganismos e poeiras.

Ambas podem ser cultivadas em lagos, tanques e espelhos de água, sempre com Sol. Se a água contiver peixes, deve evitar-se adubações pesadas, fazendo apenas uma fertilização leve caso seja mesmo necessário. Aprecia o frio leve, florescendo mais em climas amenos. Multiplica-se pela divisão da planta e por sementes.


Foto: Pessoal


Diferenças entre Nenúfar e Flores de Lótus (Nelumbo)
Observando as folhas e as flores das plantas:

As folhas de Nelumbo ( Flor de Lótus ) distinguem-se morfologicamente das folhas dos géneros integrados na família Nymphaeaceae por serem peltadas, isto é, por serem folhas com morfologia circular completa. Para além disso quer as suas folhas, quer as flores crescem para o alto em longas hastes.


Folhas de Lótus - Foto: Net


As folhas das espécies dos Nenúfares (género Nymphaea), por outro lado, apresentam uma reentrância característica que se estende desde a margem até ao centro da estrutura foliar do lado interno do pecíolo. Outra diferença é que não têm hastes, elas brotam na superfície da água e as suas flores têm pequenas hastes.


Folhas de Nenúfares - Foto: Pessoal


Tanto a flor dos Nenúfares como as flores de Lótus são flores de uma beleza incrível.


Foto: Pessoal

Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.jardineiro.net/; http://www.allvaso.com.br/; http://davesgarden.com/; http://www.thegracefulgardener.com/; 1ms.net; outros net e Fotos Pessoais



4 comentários:

  1. Quem não gosta de flores? Eu acho que ninguém.
    Eu quando vejo estes maravilhosos nenúfares fico imaginando um dia deixar a minha alma caminhar sobre eles, assim como uma libelinha, e você minha linda me faz sonhar de cada vez que aqui venho.
    Beijinhos de luz e muita paz

    ResponderEliminar
  2. Adoro nenufares...o ano passado passei férias na Dinamarca, perto de casa tinha um grande lago cheio deles, passei horas olhando-os...cada dia surgiam novos, que saudade!
    Bjs

    ResponderEliminar
  3. Olá querida

    São lindas, a natureza nos surpreende a cada minuto.
    A flor de lótus tem uma beleza incomum.

    Com muito carinho BJS.

    ResponderEliminar
  4. Obrigada pelas explicações.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo