13/07/2014

A SABEDORIA DO SILÊNCIO INTERNO - TAO


Fale apenas quando for necessário. Pense no que vai dizer antes de abrir a boca. Seja breve e preciso já que cada vez que deixa sair uma palavra, deixa sair ao mesmo tempo uma parte de seu Chi(energia). Desta maneira, aprenderá a desenvolver a arte de falar sem perder energia. Nunca faça promessas que não possa cumprir. Não se queixe, nem utilize no seu vocabulário, palavras que projetem imagens negativas porque se produzirá ao redor de si tudo o que tenha fabricado com as suas palavras carregadas de Chi.

Se não tem nada de bom, verdadeiro e útil a dizer, é melhor calar-se e não dizer nada. Aprenda a ser como um espelho: observe e reflita a energia. O próprio Universo é o melhor exemplo de um espelho que a natureza nos deu, porque o universo aceita, sem condições, nossos pensamentos, nossas emoções, nossas palavras, nossas ações, e nos envia o reflexo da nossa própria energia através das diferentes circunstâncias que se apresentam nas nossas vidas.

Se se identifica com o êxito, terá êxito. Se se identifica com o fracasso, terá fracasso. Assim, podemos observar que as circunstâncias que vivemos são simplesmente manifestações externas do conteúdo de nossa conversa interna. Aprenda a ser como o universo, escutando e refletindo a energia sem emoções densas e sem prejuízos. Porque sendo como um espelho sem emoções aprendemos a falar de outra maneira. Com o poder mental tranquilo e em silêncio, sem lhe dar oportunidade de se impor com suas opiniões pessoais e evitando que tenha reações emocionais excessivas, simplesmente permite uma comunicação sincera e fluida.

Não se dê muita importância, e seja humilde, pois quanto mais se mostra superior, inteligente e prepotente, mais se torna prisioneiro da sua própria imagem e passa a viver num mundo de tensão e ilusões. Seja discreto, preserve a sua vida íntima, desta forma liberta-se da opinião dos outros e terá uma vida tranquila,  benevolente, invisível, misteriosa, indefinível, insondável como o TAO.


Não entre em competição com os demais, torne-se como a terra que nos nutre, que nos dá o necessário. Ajude o próximo a perceber as suas qualidades, a perceber as suas virtudes, a brilhar. O espírito competitivo faz com que o ego cresça e, inevitávelmente, crie conflitos. Tenha confiança em si mesmo, preserve a sua a tua paz interior evitando entrar na provação e nas trapaças dos outros.

Não se comprometa fácilmente, se agir de maneira precipitada sem ter consciência profunda da situação, vai criar complicações. As pessoas não têm confiança naqueles que muito fácilmente dizem “sim” porque sabem que esse famoso “sim”não é sólido e lhe falta valor. Tome um momento de silêncio interno para considerar tudo que se apresenta a si e só então tome uma decisão. Assim desenvolverá a confiança em si mesmo e a Sabedoria.


Se realmente há algo que não sabe, ou não tem a resposta a uma pergunta que tenham feito, aceite o fato. O fato de não saber é muito incômodo para o ego porque ele gosta de saber tudo, sempre ter razão e sempre dar sua opinião muito pessoal. Na realidade, o ego nada sabe simplesmente faz acreditar que sabe.

Evite julgar ou criticar, o TAO é imparcial nos seus juízos, não critica ninguém, tem uma compaixão infinita e não conhece a dualidade. Cada vez que julga alguém a única coisa que faz é expressar a sua opinião pessoal, e isso é uma perda de energia, é puro ruído. Julgar é uma maneira de esconder as suas próprias fraquezas. O Sábio a tudo tolera, sem dizer uma palavra.

Recorde que tudo o que o incomoda nos outros é uma projeção de tudo o que não venceu em si mesmo. Deixe que cada um resolva os seus problemas e concentre a sua energia na sua própria vida. Ocupe-se de si mesmo, não se defenda. Quando tenta defender-se na realidade está dando demasiada importância às palavras dos outros, dando mais força à agressão deles. Se aceita não defender-se estará mostrando que as opiniões dos demais não o afetam, que são simplesmente opiniões, e que não necessita convencer os outros para ser feliz.

O seu silêncio interno o torna impassível. Faz uso regular do silêncio para educar o seu ego que tem o mau costume de falar o tempo todo. Pratique a arte do não falar. Tome um dia da semana para abster-se de falar, ou pelo menos algumas horas do dia, segundo a sua organização pessoal. Este é um exercício excelente para conhecer e aprender o universo do TAO ilimitado, ao invés de tentar explicar com palavras o que é o TAO.

Progressivamente, desenvolverá a arte de falar sem falar, e a sua verdadeira natureza interna substituirá a sua personalidade artificial, deixando aparecer a luz do seu coração e o poder da sabedoria do silêncio. Graças à essa força, atrairá para si tudo o que necessita para a sua própria realização e completa libertação. Porem tem que ter cuidado para que o ego não se infiltre… O Poder permanece quando o ego se mantém tranquilo e em silêncio. Se o seu ego se impõe e abusa desse Poder o mesmo Poder se converterá num veneno, e todo o seu ser se envenenará rápidamente.

Fique em silêncio, cultive o seu próprio poder interno. Respeite a vida dos demais e de tudo o que existe no mundo. Não force, manipule ou controle o próximo. Converta-se no seu próprio Mestre e deixe os demais serem o que são, ou o que têm a capacidade de ser. Dizendo noutras palavras, viva seguindo a vida sagrada do TAO.


Fonte: Texto Taoista (Recanto das Letras)

14 comentários:

  1. É no silêncio que faço as minhas orações...e reflexões sobre a vida! Bj

    ResponderEliminar
  2. Um texto cheio de conselhos sensatos.
    Para ler e reler...
    Querida amiga, tem um bom resto de domingo e uma boa semana.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  3. Boa tarde Maria, como vai amiga?
    Adorei ler este texto que deveria ter sempre presente em mim!
    Excelentes conselhos que ensinam a viver de forma sublime!
    Um beijinho e excelente domingo e semana.
    Ailime

    ResponderEliminar
  4. Boa Noite Maria..
    Diante de tão grande texto só me resta agradecer
    sua amizade .
    O texto tem muito a refletir em certo momento onde diz que falar de problemas ñ resolve
    coisa mais certa que já pude ler.
    Tenha uma abençoada semana.
    Evanir.

    ResponderEliminar
  5. Muito interessantes este conjunto de conselhos!~
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Olá Maria! Belo, profundo e verdadeiro texto. Valiosos ensinamentos. Ótima escolha, Parabéns!

    Beijos e uma ótima semana para ti e para os teus.

    Furtado.

    PS: Gostaria de saber se posso voltar aqui e copiar o texto para meu uso particular?

    ResponderEliminar
  7. Olá Maria!

    Adorei este texto! Eu penso exatamente assim! Acho isto também! Estudos provam que 90% das conversas não tem proveito algum, e é verdade muita gente passa mais tempo inventando fofoca, fazendo intriga e discórdia do que fazendo algo construtivo, melhor ficar de boca fechada mesmo!
    Boa semana! :)
    Bjs

    ResponderEliminar
  8. Olá Maria querida muito grata por essse texto tão lindo e preciosos conselhos
    Boa semana
    Bjinhos ♥
    http://sarranheira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  9. Olá Maria,

    Linda mensagem.
    Passo para agradecer o carinho de sua atenção, conforto e solidariedade.
    Muito grata.

    Beijo.

    ResponderEliminar
  10. Um texto para ler, interiorizar, e nele refletir.
    Um abraço e uma boa semana

    ResponderEliminar
  11. Um texto perfeito! Com todos os ensinamentos que o ser humano necessita para transitar pela vida. É pena que muitas dessas orientações fiquem perdidas entre as nossas atribuladas obrigações diárias. É preciso dar sempre um tempo e parar para ler com atenção quando um texto como este nos cai aos olhos. Ler com atenção e procurar assimilar ao máximo a sabedoria que exala desses ensinamentos. Foi o que fiz, amiga! Gratificou-me sentir que muitas dessas lições já estão assimiladas no meu cotidiano e que outras, talvez pela pressa com que transitamos pela vida, tenham fugido um pouco do meu controle. Por isso foi tão bom ler, reler, e assimilar novamente a sabedoria deste texto que tu, com tua sensibilidade tão aflorada, soube ilustrar com tão belas imagens. Grata, meu anjo, por nos trazer sempre tanta coisa gratificante ao olhar e que nos sensibiliza o coração.
    Que tua semana seja iluminada com as estrelas por onde brincam os sorrisos de mimosos anjos.
    Com carinho,
    Helena

    ResponderEliminar
  12. Olá,querida Maria
    Agora há pouco ouvi e vi na tele algo sobre a positividade e o seu post veio a calhar...
    Bjm fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  13. Boa tarde Que ótimos conselhos vc nos deu, sempre acreditei que a boca
    tem que ter freio , relembrar sempre é bom.
    beijinhos e boa tarde,
    http://eueminhasplantinhas.blogspot.com.br/

    ResponderEliminar
  14. Olá Maria! Passando para te cumprimentar, agradecer pela permissão da cópia do texto que ora estou levando e desejar uma ótima quarta-feira para ti e para os teus.

    beijos,

    Furtado.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo