terça-feira, 3 de abril de 2018

Os lindissímos Peixes BETTA




Os Bettas são peixes lindos, pequenos e coloridos da família Osphronemidae.


Foto: http://animalli.com


São originários do Sudeste Asiático - da bacia Mekong do Laos, Camboja, Vietnam e Tailândia. O peixe pode ser encontrado em águas permanentes de canais, arrozais e planícies de inundação.


Foto: http://animalli.com


Pertencem à família Osphronemidae. Estão descritas mais de 60 espécies de Betta, mas a espécie mais comum é o Siamese fighting fish (Betta splendens), o peixe-lutador.


Foto: http://animalli.com


É também conhecido como peixe de briga siamês' (Brasil)ou lutador (Angola) ou Combatente (Portugal) devido à sua agressividade contra peixes da mesma espécie. Esta agressividade verifica-se predominantemente entre machos da espécie, de modo que, um macho colocado junto a peixes de espécies dóceis convive sem problema. Por outro lado, se colocadas em aquários pequenos, mesmo as fêmeas se tornam agressivas, com uma delas, geralmente a maior, assumindo o papel dominante e agredindo as demais.


Foto: http://animalli.com

Foto: http://animalli.com


Na sua forma selvagem os Bettas apresentam uma coloração discreta (cor acastanhada) que se confunde com o meio ambiente e com alguns tons de vermelho e azul nas barbatanas, são menores e menos agressivos que as formas domésticas. Na natureza podem ser encontrados nas bermas dos campos de arrozais, regatos, e pequenos lagos. O sistema social desta espécie é um sistema territorial em que durante a época de reprodução (época das chuvas) os machos defendem um território formado em redor de um "ninho-bolha", que eles próprios constroem e mantém. As fêmeas visitam os machos que as cortejam até estas libertarem os ovos. Em seguida e após a fertilização, os machos colocam os ovos no ninho e expulsam as fêmeas do território. 


Foto: http://animalli.com

Foto: http://animalli.com


Este peixe tem a particularidade de respirar o ar atmosférico, graças a órgãos chamados de labirintos, que fazem com que o ar passe bem próximo da corrente sanguínea dele, proporcionando a troca de oxigênio com o sangue por meio de difusão. Por este motivo, os Bettas podem viver em águas pobres em oxigênio, mas não poluídas.


Foto: http://animalli.com

Foto: http://animalli.com


Apesar de muitas espécies de Betta serem comuns (e a B. splendens ser encontrada em praticamente todo o mundo dos aquaristas) outras espécies encontram-se ameaçadas. A Lista Vermelha da IUCN classifica várias espécies de Betta como "vulneráveis" a B. livida encontra-se "em perigo" e as espécies B. miniopinna, B. persephone e B. spilotogena são consideradas "em perigo crítico" 


Foto: http://animalli.com

Foto: http://wallpapercraft.net


Texto: Wikipedia
Fotos: http://animalli.com; htpp:// wallpapercraft.net

12 comentários:

  1. lindos, maravilhosos!!!!
    beijinhos, Léah

    ResponderEliminar
  2. Beautiful captures of these beautiful fish!

    ResponderEliminar
  3. Que fotos maravilhosas :)) Adorei


    Bjos
    Um bom dia de Terça-Feira

    ResponderEliminar
  4. São mesmo lindos e aqui bem mostrados! bjs, linda semana,chica

    ResponderEliminar
  5. Esses peixes são lindo,pena que não durem muito.
    Meu neto ficou muito triste quando 2 morreram no aquário que ele tinha em casa.Bjs Maria Rodrigues.
    Carmen Lúcia.

    ResponderEliminar
  6. Que peixes mais lindos ♡
    http://toobege.blogspot.com

    ResponderEliminar
  7. Já os tive num aquário há muitos anos!!!bj e gosto da partilha

    ResponderEliminar
  8. Gostei muito querida amiga ,muitos beijinhos no coração felicidades

    ResponderEliminar
  9. Que bela postagem! Fotos e textos elucidativos! Perfeitos!
    Parabéns!
    Abraço.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.