03/04/2018

Os lindissímos Peixes BETTA




Os Bettas são peixes lindos, pequenos e coloridos da família Osphronemidae.


Foto: http://animalli.com


São originários do Sudeste Asiático - da bacia Mekong do Laos, Camboja, Vietnam e Tailândia. O peixe pode ser encontrado em águas permanentes de canais, arrozais e planícies de inundação.


Foto: http://animalli.com


Pertencem à família Osphronemidae. Estão descritas mais de 60 espécies de Betta, mas a espécie mais comum é o Siamese fighting fish (Betta splendens), o peixe-lutador.


Foto: http://animalli.com


É também conhecido como peixe de briga siamês' (Brasil)ou lutador (Angola) ou Combatente (Portugal) devido à sua agressividade contra peixes da mesma espécie. Esta agressividade verifica-se predominantemente entre machos da espécie, de modo que, um macho colocado junto a peixes de espécies dóceis convive sem problema. Por outro lado, se colocadas em aquários pequenos, mesmo as fêmeas se tornam agressivas, com uma delas, geralmente a maior, assumindo o papel dominante e agredindo as demais.


Foto: http://animalli.com

Foto: http://animalli.com


Na sua forma selvagem os Bettas apresentam uma coloração discreta (cor acastanhada) que se confunde com o meio ambiente e com alguns tons de vermelho e azul nas barbatanas, são menores e menos agressivos que as formas domésticas. Na natureza podem ser encontrados nas bermas dos campos de arrozais, regatos, e pequenos lagos. O sistema social desta espécie é um sistema territorial em que durante a época de reprodução (época das chuvas) os machos defendem um território formado em redor de um "ninho-bolha", que eles próprios constroem e mantém. As fêmeas visitam os machos que as cortejam até estas libertarem os ovos. Em seguida e após a fertilização, os machos colocam os ovos no ninho e expulsam as fêmeas do território. 


Foto: http://animalli.com

Foto: http://animalli.com


Este peixe tem a particularidade de respirar o ar atmosférico, graças a órgãos chamados de labirintos, que fazem com que o ar passe bem próximo da corrente sanguínea dele, proporcionando a troca de oxigênio com o sangue por meio de difusão. Por este motivo, os Bettas podem viver em águas pobres em oxigênio, mas não poluídas.


Foto: http://animalli.com

Foto: http://animalli.com


Apesar de muitas espécies de Betta serem comuns (e a B. splendens ser encontrada em praticamente todo o mundo dos aquaristas) outras espécies encontram-se ameaçadas. A Lista Vermelha da IUCN classifica várias espécies de Betta como "vulneráveis" a B. livida encontra-se "em perigo" e as espécies B. miniopinna, B. persephone e B. spilotogena são consideradas "em perigo crítico" 


Foto: http://animalli.com

Foto: http://wallpapercraft.net


Texto: Wikipedia
Fotos: http://animalli.com; htpp:// wallpapercraft.net

9 comentários:

  1. lindos, maravilhosos!!!!
    beijinhos, Léah

    ResponderEliminar
  2. Beautiful captures of these beautiful fish!

    ResponderEliminar
  3. Que fotos maravilhosas :)) Adorei


    Bjos
    Um bom dia de Terça-Feira

    ResponderEliminar
  4. São mesmo lindos e aqui bem mostrados! bjs, linda semana,chica

    ResponderEliminar
  5. Desconhecia estes peixes :)!

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  6. Esses peixes são lindo,pena que não durem muito.
    Meu neto ficou muito triste quando 2 morreram no aquário que ele tinha em casa.Bjs Maria Rodrigues.
    Carmen Lúcia.

    ResponderEliminar
  7. Que peixes mais lindos ♡
    http://toobege.blogspot.com

    ResponderEliminar
  8. Já os tive num aquário há muitos anos!!!bj e gosto da partilha

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo