26/11/2017

Super Colorido Peixe Mandarim




O Peixe-mandarim (Synchiropus splendidus) é um peixe de cores e padrões exuberantes.


Foto: www.wallpapers-web.com


Esta espécie de peixe é mais comumente encontrada no Oceano Pacífico, mas também pode ser encontrado no Oceano Índico e no Caribe. 


Foto: Wikipedia_Llez


O nome do peixe-mandarim vem das cores e desenhos do seu corpo que se parecem muito com as roupas de seda usadas pelos mandarins na antiga China. 

Nome científico: Synchiropus splendidus
Ordem: Perciforme
Família: Callionymidae


Foto: http://yesofcorsa.com


É um peixe de água salgada adaptado ao clima tropical. Mede entre 6 a 10 centímetros de comprimento. A sua pele possui cores intensas, brilhantes e lindos desenhos. Essa característica é, de fato, um mecanismo de defesa contra predadores, indicando que a carne do peixe-mandarim tem um gosto ruim, já que seu corpo produz um muco viscoso de gosto e cheiro horríveis. 


Foto: http://yesofcorsa.com


A pele do peixe-mandarim não possui escamas, por esse motivo ela é necessariamente muito grossa, a fim de proteger o peixe das pontas agudas presentes nos recifes de coral. Os olhos por sua vez são projetados para fora como grandes saliências, permitindo que o peixe-mandarim enxergue a sua volta. A visão do peixe-mandarim é bem desenvolvida, acima da média dos outros peixes, sendo que seus olhos são capazes de identificar até as cores do ambiente. Ao menor sinal de perigo, o peixe-mandarim eriça os longos espinhos das costas fazendo-o parecer maior do que realmente é. 


Foto: http://yesofcorsa.com
 
Foto: Wikipedia_Andreas Marz


Vive escondido em fendas nos recifes de coral e alimenta-se de pequenos animais marinhos que passam próximos ao seu esconderijo. Também é encontrado, com menos frequência, em águas rasas protegidas, como lagoas costeiras e pequenas baías. Por precisar de muitos nutrientes diferentes, às vezes o peixe-mandarim também come pequenas quantidades de algas e outros flocos que possam lhe servir de alimento.


Foto: Wikipedia_H. Zell


Texto: Wikipedia
Fotos: Wikipedia; http://animalli.com; http://www.wallpapers13.com; http://yesofcorsa.com; http://www.wallpapers-web.com;

5 comentários:

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo