28/10/2017

🌺 Maravilha - Mirabilis Jalapa




As Maravilhas (Mirabilis jalapa), são um género botânico pertencente à família Nyctaginaceae.





O seu nome, Mirabilis, do latim, significa maravilha ou admirável, e Jalapa é um nome de uma cidade mexicana, mas dizem que essa planta tem sido exportada a partir dos Andes Peruanos, em 1540.





Originária da América Central e do Sul, é conhecida entre outros nomes comuns por: Batata-de-purga, Beijos-de-frade, Bela-noite, Boa-noite, Jalapa, Maravilha-de-forquilha.





A maravilha é um belo arbusto perene, pode crescer até por volta de 0,9 m de altura e é muito ramificado.






As flores são em forma de trombeta podendo apresentar-se numa grande variedade de cores como a cor vermelha, rosa, amarela, branca e listradas. Um aspecto curioso desta planta é que as flores de diferentes cores podem ser encontradas simultaneamente em uma mesma planta. Além disso, uma flor sozinha pode ter manchas de cores diferentes. Outro ponto interessante é um fenómeno de mudança de cor, por exemplo, as flores amarelas, quando a planta amadurece, elas podem mudar gradualmente para uma cor rosa escura. Da mesma forma, as flores brancas podem mudar a luz violeta.







Não sendo uma planta muito exigente , gosta de sol pleno e solos férteis e em drenados. Podem ser cultivadas em bordaduras, canteiros, maciços, vasos ou jardineiras.








As sementes são esféricas, enrugadas e pretas, que no princípio era amarelo-esverdeado.








Texto explicativo: Wikipedia
Fotos: Pessoais

6 comentários:

  1. Boa noite Maria
    Que belas imagens. Um lindo fds. Grande abraço

    ResponderEliminar
  2. Que belo poster e informação dessa maravilha da natureza que revela a beleza do seu criador. Amei bjs querida. Desejo a vc um lindo final de semana

    ResponderEliminar
  3. Beleza e perfumada postagem. AMEI

    Beijo
    Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
  4. Boa tarde, belas fotos da linda flor que desconhecia que se chama Mirabilis jalapa, sempre conheci a árvore com flores de varias cores, agora já posso dizer como se chama.
    Feliz fim de semana,
    AG

    ResponderEliminar
  5. Una belleza de flores, una entrada con mucho gusto.

    Saludos.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo