03/08/2017

Guarda-rios (kingfisher)




Hoje vou falar de um passáro lindo e bem colorido o:

Guarda-rios

Ordem: Coraciiformes
Família: Alcedinidae


Foto: wallpapercave.com


A família Alcedinidae à qual pertencem, inclui 95 espécies, classificadas em 19 géneros. O grupo está presente em todos os continentes, excepto nas regiões polares e na maioria das ilhas oceânicas. Habitam principalmente zonas florestais, preferencialmente junto de rios ou lagos.


Foto: wikipedia_Author_Doing YEAR


Para além de "guarda-rios", é conhecido também por: "martim-pescador", "papa-peixe" e "pica-peixe" .


Foto: wallpapersafari.com


São aves de pequeno a médio porte (10 a 46 cm de comprimento), de plumagem colorida e pescoço curto, com cabeça relativamente grande em relação ao corpo e um bico longo e robusto.


Foto: wikipedia_Author_David Meeker


O bico e as patas são bastante coloridos, normalmente em tons de encarnado, laranja ou amarelo. A plumagem é exuberante com frequência de cores azuis ou verdes.


Foto: wikipedia_Author_J.M.Garg


A forma do bico varia consoante o tipo de alimentação, por exemplo é achatada lateralmente nas espécies piscícolas. Os guarda-rios que se alimentam no solo à base de frutos têm o bico bastante mais curto. A maioria das espécies não apresenta dimorfismo sexual. Os juvenis são semelhantes aos adultos e distinguem-se pela plumagem menos colorida.


Foto: wikipedia_Autor_Pkhun


Os guarda-rios são aves monogâmicas que formam casais permanentes na maioria das espécies. Há, no entanto, exemplos onde o casal reprodutor é auxiliado nos cuidados parentais por membros subordinados do grupo, frequentemente crias da postura anterior. Poligamia ocorre apenas no guarda-rios comum.


Foto: www.hdwallpaperspop.com


A frequência de postura, feita sobretudo em cavidades no solo construídas por outros animais, varia de acordo com as espécies e condições ambientais entre 1 a 4 vezes por ano. Cada postura tem em média 3 a 6 ovos, que são incubados por ambos os membros do casal durante duas a quatro semanas. Os juvenis são totalmente dependentes dos pais durante as três a oito semanas seguintes. Quando as crias começam a voar, o casal diminui drasticamente a quantidade de comida que trás aos filhos para os incentivar a procurar alimentos sozinhos. Esta fase dura em média um mês, após o que o casal expulsa as crias do território.


Foto: wikipedia_Author_markaharper


O tipo de dieta dos guarda-rios varia de acordo com a espécie e com as condições ambientais. A maioria é bastante adaptável e consome peixes, insectos ou pequenos vertebrados, existindo também exemplos de guarda-rios frutícolas. As espécies piscícolas contam com o apurado sentido de visão para localizar a presa dentro de água, que caçam através de mergulhos picados.


Foto: mages7.alphacoders.com


Os guarda-rios são aves barulhentas com vários tipos de vocalização usadas em diferentes ocasiões, o que sugere alguma forma de comunicação entre membros da espécie.


Foto: www.hdwallpaperspop.com


Texto explicativo: wikipedia
Fotos: wallpapercave.com, www.hdwallpaperspop.com, mages7.alphacoders.com, www.hdwallpaperspop.com, wallpapersafari.com


6 comentários:

  1. Que bonitos!!A Natureza é mesmo linda e interessante.

    Beijinhos

    ResponderEliminar
  2. Olá, querida Maria!
    Os pássatos são anjos na terra bem como as flores...
    Seja abençoada e feliz!
    Bjm de paz e bem

    ResponderEliminar
  3. Aqui na praia só vejo pombos.
    Nunca tem pássaros.

    ResponderEliminar
  4. Pois é, Maria, a Natureza com esse belíssimo pássaro mostra que está à frente de quaisquer produções artísticas. O que o ser humano pode fazer é tentar reproduzir beleza como essa.
    Sempre uma bela postagem, que merecem elogios, minha amiga.
    Um abraço.
    Pedro

    ResponderEliminar
  5. Imagens belas sempre,
    amiga Maria, aqui coloca
    afeição por elas sente
    e sabe quem delas gosta!

    Tenha uma boa noite amiga Maria, um abraço,
    Eduardo.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo