25/10/2016

Chapéus de Chuva e Pessoas do PINTOR Claude Theberge




O artista Claude Théberge foi um pintor canadense que nasceu a 04 de setembro de 1934 e faleceu em 15 de maio de 2008, sendo particularmente conhecido pelos seus "guarda-chuvas".




Realizou e o seu talento foi também reconhecido em outro tipo de pinturas, murais, vitrais e esculturas.




Nasceu em Edmundston, New Brunswick e cresceu em Rivière-Bleue no Temiscouata. Recebeu aulas de pintura durante toda a sua infância. 






Entre 1950 a 1954, estudou na Escola de Belas Artes de Quebec. De 1954 a 1960 viveu em Paris, onde frequentou a Escola Nacional de Belas Artes, a Escola Nacional de Artes Decorativas e a Ecole du Louvre. 





Em 1960, no seu regresso a Quebec, Claude Théberge fundou uma oficina dedicada à integração da arte e da arquitetura, que esteve aberta até 1968. Isto permitiu-lhe criar placas de parede para as estações de metro Papineau e Rosemont em Montreal. Participou em 1961 em cursos de educação na Escola de Belas Artes de Montreal. Em 1966, criou um enorme mural na estação de metro Guy-Concordia. Executou vitrais para a igreja de St-Jean-Baptiste de la Salle e criou também obras de arte para o complexo do Parlamento e do Théâtre du Capitole em Quebec City. De 1969 e 1970, estudou gestão de design na Ecole des Hautes Etudes Commerciales em Montreal. 






Recebeu vários prémios ao longo da sua carreira. Expôs em Paris, Londres, Berlim, Montreal, Quebec, Nova York, Chicago, Copenhaga, Madrid, Moscou, Tóquio e em muitos outros lugares. As suas pinturas encontram-se em várias prestigiadas colecções e estão presentes em muitas galerias europeias e americanas.



"A arte é um passo do que é óbvio e familiar na direcção do que é misterioso e oculto."(Kahlil Gibran)


9 comentários:

  1. Gostei muito da pintura de Claude Théberge e de saber sobre o trabalho dele.
    Obrigada e uma boa semana.
    Beijos.

    ResponderEliminar
  2. Sem palavras. Soberba postagem. Amei

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Belíssimo e muito original, MR.

    Abraço.
    ~~~

    ResponderEliminar
  4. Belíssimas telas com cores bem marcantes.
    Um abraço.
    Élys.

    ResponderEliminar
  5. Espetacular!! O que eu aprendi com esta maravilhosa reportagem.
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. Está aí uma arte que eu gosto imenso, as cores aquecem e alegram. Há tanto movimento!

    ResponderEliminar
  7. Gosto grandemente da expressão "chapéu de chuva"...muito poético, como as pinturas...
    Beijo.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo