17/09/2016

Loendros




As flores do loendro são lindas e vistosas






O loendro é originário do norte da África, do leste do Mediterrâneo e do sul da Ásia. Pertencem à família Apocynaceae uma família botânica da ordem Gentianales que inclui cerca de 5 000 espécies, classificadas em 450 géneros.




O seu nome científico é Nerium oleander. É conhecido popularmente como oleandro, loandro, aloendro, loandro-da-índia, alandro, loureiro-rosa, adelfa, espirradeira, cevadilha ou flor-de-são-josé.

São arbustos que podem atingir mais de 3 metros de altura. Podem nascer espontaneamente, principalmente junto a zonas com água, ou ser cultivados como plantas ornamentais.




As suas flores podem ter pétalas simples ou dobradas e podem ser de cor branca, rosa, vermelho, escarlate, salmão, amarelo e alaranjado.




O loendro é muito utilizado no paisagismo, podendo ser utilizado em maciços, vasos ou sebes. Podemos apreciá-los muitas vezes ao longo dos auto-estradas.





Solo: Não é muito exigente com os solos, mas desenvolve-se melhor em terreno bem drenáveis e rico em matéria orgânica.

Luz e temperatura: Devem ser cultivadas a pleno sol. É muito resistente quer ao calor, quer ao frio.




A ter em ATENÇÃO: Toda a planta é tóxica. Tem como princípios ativos a oleandrina e a neriantina, substâncias extraordinariamente tóxicas. Basta que seja ingerida uma folha para matar um homem de 80 kg.







Texto explicativo: Wikipedia;
Fotos: Pessoais

9 comentários:

  1. Olá Maria aqui no Rio são conhecidas como espirradeiras e apesar das várias cores e serem lindas são muito tóxicas, mas em umas ruas de um bairro próximo ao meu elas estão lá com todas as suas cores, há um tempinho atrás pensei em planta-las do lado de fora do muro mas quando fui pesquisar sobre qual tipo de solo se gosta de sol ou sombra vi que sua toxidade é enorme, desisti, pois por aqui passam muitas crianças... Uma pena pois são muito ornamentais.
    P.S- seu post anterior me encantou,a estação de Aguas lá em Algarves, muito linda só não tive chance de comentar, mas amei.
    beijinhos, Léah

    ResponderEliminar
  2. Lindas fotos, Maria! Gosto muito dessas flores... Alegres, simples e formosas!!
    Um abraço e um beijinho... Felicidades...

    ResponderEliminar
  3. Eu adoro este arbusto, e a flor também.
    Beijinhos
    Bom fim de semana.

    http://coisasdeumavida172.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  4. Que lindo,Maria! Amo flores! E você deu uma aula!

    Sigo você no Google+ também.


    Obrigada pela visita e volte sempre.Já a sigo aqui e foi difícil acessar seu blog porque estou sem computador,só com o celular e a tela dele é muito pequena e pouco enxergo.
    Por isso,estou retribuindo as visitas vagarosamente.

    Beijos sabor carinho e lindo fim de semana

    Donetzka

    ResponderEliminar
  5. Há tanto tempo que não ouvia falar!
    Lindos olhares!!! bj

    ResponderEliminar
  6. Que belas estão Maria.
    No jardim do prédio tinha uma delas.
    Parabéns pelas bem definidas imagens.
    Abraços

    ResponderEliminar
  7. São muito lindos,muitos beijinhos felicidades

    ResponderEliminar
  8. E são mesmo lindas e vistosas. Belíssimas flores e fotos.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo