11/06/2016

Viagem à HOLANDA - Divagar pelo Jardim Keukenhof




Hoje vou começar a mostrar mais em pormenor, o que vimos no nosso fim-de-semana em Amsterdão. No sabado bem cedinho, saímos do hotel para uma visita imperdível, ao famoso Jardim Keukenhof.




Tinhamos comprado antecipadamente os bilhetes dos transportes e da entrada no jardim através do site oficial do Jardim Keukenhof. Perto do hotel, na Busstation Elandsgracht, apanhamos o Bus 197 até ao final da linha em Schiphol. Alguns metros mais à frente de onde saímos, apanhamos o Bus 858 para o jardim, havia fila e não conseguimos ir no autocarro que lá estava, mas foi relativamente rápido.  O tempo estava muito instável estando sempre presentes algumas nuvenzitas, e de vez em quando, o sol dava lugar à chuva.  Com chuva ou sem chuva, foi um prazer imenso passear neste local maravilhoso.







O jardim só está aberto na primavera, de meados de março a meados de maio. Gostariamos de ter ido em abril mas não deu e daí termos escolhido o fim de semana de 13 a 15 de maio para visitar Amsterdão pois o jardim fechava logo no dia 16 de maio.








Fica situado perto da cidade de Lisse e ocupa uma área de 32 hectares. São cultivadas milhões de flores, como bromélias, antúrios, cerejeiras ... mas é claro que o destaque especial vai para as tulipas. Os canteiros com flores de diversas cores e formatos, são absolutamente fantásticos.









Os jardins Keukenhof abrem todos os anos com um tema decorativo diferente, este ano a temática foi “The Golden Age", ( a Época de Ouro ), período de grande desenvolvimento da Holanda a vários níveis, tendo enriquecido imenso através do comércio por todo o mundo.









Tem mais de 800 variedades de tulipas, embora o jardim fosse um mundo de côr e beleza, para poder apreciar em pleno a sua floração, convém ir talvez em meados de abril, pois agora, já haviam vários canteiros em que as tulipas tinham sido cortadas.














Dentro do jardim existiam vários jardins: Golden Age garden, o Vegetable garden, Rob's Sensory Garden, Beach garden,  Vintage garden, Historical Garden e o Delfts Blauw garden.












Delfts Blauw garden
Na metade do século XVII, os oleiros em Delft conseguiram copiar a porcelana chinesa, azul e branca. Delft Azul tornou-se extremamente popular. Neste jardim a combinação azul e branca foi amplamente usada, incluíndo também variedades de flores azuis e brancas.









Seguimos na direção do moinho




Como se podia subir, lá fomos nós ver o parque de um ponto mais elevado ...







Seguimos depois para o Pavilhão Beatrix onde decorria uma exposição de tulipas








Continuamos o nosso passeio e lá começou a chover novamente ... não tinhamos chapéu de chuva, mas isso não impedia o nosso caminhar.








Quando voltava o sol o jardim ganhava outra luminosidade.








Entramos no Pavilhão Willem-Alexander para além de estar a decorrer uma linda exposição de Lírios, estava também um grupo tradicional a cantar.







Várias esculturas e outras obras de arte, encontram-se espalhadas pelo jardim, pois todas as primaveras, são convidados vários artistas a mostrar e exibir uma ou mais de suas obras no parque. A combinação da arte e da natureza produz um efeito surpreendente.








Gostariamos de ter passado mais tempo neste maravilhoso jardim, mas não dava pois havia muito para ver em Amsterdão.








Texto explicativo: http://www.keukenhof.nl/en/

Próximo post: Praça Museumplein

 Fotos: Pessoais




4 comentários:

  1. Maria , que maravilha nos revela através das fotos e de sua descrição .
    Obrigada .Parabéns pela viagem .
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Hello Maria,
    Very nice post!! Wonderful to see all those beautiful flowers.
    That's a nice place to visit. Your pictures are really great!!
    I hope you and your family will have a nice time here in the Netherlands.

    Many greetings,
    Marco

    ResponderEliminar
  3. Holanda e suas flores maravilhosas.
    Lindas fotos.
    Bjs-Carmen Lúcia.

    ResponderEliminar
  4. Que postagem extraordinária, Maria!...
    Para ver e rever... lindíssimo!!!! Até me faltam as palavras!...
    As túlipas incríveis!!!! Grata por esta partilha maravilhosa!
    Beijinhos
    Ana

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo