16/11/2014

Thunbergia



A Thunbergia é uma planta da família Acanthaceae, nativa das regiões tropicais de África, Madagascar e Sul da Ásia.


Foto: tried-and-true.com

Foto: wikipedia_j.m.garg


O género Thunbergia reúne aproximadamente 90 espécies de trepadeiras e arbustos.

O nome genérico é uma homenagem a Carl Peter Thunberg. Estas trepadeiras podem crescer de 2 a 8 metros de altura.


Foto: wikipedia_Forest Kim Starr


São plantas muito apreciadas e usadas em paisagismo, para cobrir cercas, treliças e pergolados.

Algumas espécies:

Thunbergia alata
A Thunbergia alata, também conhecida entre outras designações, por amarelinha, Suzana-dos-olhos-negros, bunda-de-mulata, olho-preto, olho-de-poeta, cu-de-cachorro, caróliao e erva-cabrita, é uma espécie de trepadeira herbácea ruderal.

Foto: wikipedia_Forest Kim Starr


É de origem africana, e pertence à família das acanthaceae. A facilidade com que se adapta deu origem de nomes jocosos como "biscatinha" e "maria-sem-vergonha". As suas flores são amarelas, com o centro preto, mas há também variedades com coloração branca, vermelha, creme e laranja e uma variedade de flores completamente amarela. Deve ser cultivada a pleno sol não sendo muito exigente quanto ao solo. Não tolera geadas.


Foto: wikipedia_Forest Kim Starr


Tumbérgia erecta ou thunbergia azul
É popularmente conhecida como manto-de-rei, originária da África Tropical é um arbusto que pode alcançar 2,5 metros de altura , bastante ramificado, com flores na forma de trombeta de cores azuis com uma garganta de cor amarela. Atraem beija-flores, borboletas e pássaros. Pode ser plantada em pleno sol ou a meia sobra, o solo deve ser fértil e drenável, as regas moderadas e regulares.

Foto: www.onlineplantguide.com


Thunbergia gregorii
É uma espécie perene (mas cultivada como anual), videira verde com fundo amadeirado, originária da África do Sul e caracterizada por flores de laranja, 4 cm de largura, que brotam durante o período de verão.


Foto: wikipedia_j.m.garg


Thunbergia mysorensis
Conhecida pelo nome popular de sapatinho-de-judia ou sapatinho-de-boneca, é originária do Sul da Espanha e Sudeste da Índia. É uma trepadeira semi-lenhosa com ciclo de vida perene. Tem imensas flores amarelas, em cachos pendentes. Pode ser cultivada a pleno sol ou meia-sombra, em caramanchões, pórticos e pérgolas altas para que os cachos de flores possam ficar pendurados.


Foto: wikipedia_James Steakley


Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.jardineiro.net/; http://www.hmaplants.com; http://tried-and-true.com; http://www.cultivando.com.br/; http://www.onlineplantguide.com; outros net

3 comentários:

  1. E se calhar até se dá aqui no Algarve.
    São bem vistosas!

    Saudações poéticas!

    ResponderEliminar
  2. Uma belíssima coleção!
    Por aqui tenho umas parecidas...em roxo...que adoro!!!
    Bj amigo

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo