07/05/2013

O Pavão - Uma ave de cores exuberantes


A história da Vida na Terra é uma história de extinções, estas extinções naturais ocorrem, no entanto, ao longo de períodos relativamente longos, permitindo a evolução de novas formas de vida. Muitos animais evoluíram e depois extinguiram-se e o seu lugar na natureza é então ocupado por outro grupo de animais. Isto não é o que acontece na actualidade, com a ajuda do Homem!





A extinção é o desaparecimento irreversível de espécies e acontece quando o último animal de uma determinada espécie morre, por isso é importante ir sempre “passando” a mensagem da importância de preservarmos a Natureza, a vida selvagem, o ambiente, o nosso magnifico Planeta.

Hoje vamos conhecer melhor o: Pavão


Foto: 1ms.net


Nome Cientifico: Pavo Cristatus
Classe: Aves
Ordem: Galiformes
Família: Phasianidae

Dono de uma plumagem exuberante, multicolorida e de cores muito intensas, o pavão é uma ave ornamental linda.


Foto: Billings.wbu_photo Mona Doebler


A cauda dos pavões gerou o interesse de várias culturas, pela sua exuberância de cores e beleza das penas, e justificou a sua criação em cativeiro. As cores verde, dourada e azul, em diversas tonalidades são as cores naturais das penas da cauda do pavão.


Foto:1ms.net


As cores verde, dourada e azul, em diversas tonalidades são as cores naturais das penas da cauda do pavão.


Foto: Wikipedia_Trevarno


Já foram criadas diversas variedades por seleção artificial que apresentam plumagem branca, negra, púrpura, entre outras cores.


Foto: 1ms.net


Estas aves têm origem na Ásia (Paquistão, Sri Lanka e Índia), sendo que na Índia já foram considerados animais sagrados.


Foto: 1ms.net


O rei Salomão estimava essa ave tanto como o ouro e a prata. Alexandre, o Grande (300 A.C.) o introduziu na Grécia. Espalhou-se pelo Império Romano e, já no século XIV, era encontrado na França, Inglaterra e Alemanha.
Para voar, o pavão precisa correr uma determinada distância, sendo que seu vôo é muito desajeitado e ruidoso.


Foto: imgur.com


Identificação:
O pavão (Pavo cristatus) é uma ave de grande porte. Pode chegar a mais de 2 metros de comprimento (incluindo a cauda) e 80 cm de altura. Pesa aproximadamente 4 kg.

Os machos são maiores e mais vistosos que as fêmeas.


Foto: 1ms.net


 Hábitos:
Os pavões passam a noite no topo das árvores, e quando ameaçados, é para as árvores que eles fogem. Ao cair da noite, costumam gritar, sendo que na época do acasalamento, seus gritos noturnos se tornam extremamente desagradáveis.

São aves territorialistas, ou seja, não aceitam a presença de outros animais, sobretudo se forem machos da mesma espécie. Nesse caso, o pavão macho que teve seu território invadido por outro macho, briguento por natureza, luta com o adversário até que o estranho saia de sua área. Quando perde, o pavão se retira do território que até então era seu, e sai em busca de outro território. Quando irritados, destroem arbustos e flores.


Foto:Net


Alimentação:
Os pavões preferem alimentar-se de insetos e outros pequenos invertebrados, mas também comem sementes, folhas e pétalas.

Reprodução:
Os pavões exibem um complicado ritual de acasalamento, do qual a cauda extravagante do macho teria um papel principal. O acasalamento dos pavões não passa despercebido a quem esteja pelos arredores de seu território. Isso ocorre por que durante a época do acasalamento, essas aves gritam durante o dia e a noite.

Cada macho acasala com várias fêmeas. O ritual do acasalamento é marcado principalmente pela forma como o macho corteja a fêmea. Ele abre a cauda que fica com a forma de um leque, enquanto cada fêmea começa a fazer seu ninho na parte mais alta do território. Consumado o fato, a fêmea põe entre 4 e 7 ovos, que são chocados por aproximadamente 28 dias.


Foto:Net


O pavão tornou-se símbolo de status, e é comumente visto nos relvados de mansões em todo o mundo.

Fontes e Fotos: Wikipédia; Portlasaofrancisco; www.infoescola.com; www.telegraph.co.uk; www.vibrationdata.com; Pixdaus; www.animalcorner.co.uk; www.nhptv.org; www.venezuelaonboard.com; www.vibrationdata.com; enciclopedia do Reino Animal; outros net

8 comentários:

  1. Preciosas imagenes y bonito reportaje
    Saludos y abrazos

    ResponderEliminar
  2. oi Maria,

    linda postagem,
    que plumagem mais linda,
    adoro os brancos...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Ele parece saber todo o impacto que causa no ser
    humano....Maravilha...Não cansa observar...
    Adorei
    Beijo

    ResponderEliminar
  4. Um animal lindissímo, exuberante.
    Beijo Lisette

    ResponderEliminar
  5. Maria,

    Parabéns pela excelente e informativa postagem e fotos!
    Amo pavão e foi aqui que fiquei conhecendo bem essa bela e exótica ave que agrada gregos e troianos!
    Parabéns atrasado para sua mamãe!

    Bjksss

    ResponderEliminar
  6. Simplesmente lindo querida amiga!
    Obrigada Maria por me trazeres tão saudosas recordações, eu adoro pavões e já os tive à muitos anos com omeu falecido marido, encantava-me com as suas cores.

    beijinhoe ua flor

    ResponderEliminar
  7. São realmente muito lindos. Quando pequena fui ao zoológico onde havia um casal de pavões, ele lindo, ela não tanto, Ele parecia saber que estava sendo admirado, abriu aquele leque de cores, ai uma pena solta no gramado! guardei-a durane anos, mas o tempo se encarregou de fazer-me perdê-la.
    Amei sua postagem.
    Beijos
    Léah

    ResponderEliminar
  8. Oi Maria! vc sempre nos mostra lindas imagens
    Há sempre a esperanças de que os humanos vão se conscientizar da beleza e da importância da Natureza Vida!
    Um grande abraço

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo