23/03/2013

DIVAGANDO pela Magia e Encanto das CORES


Hoje vamos apenas deixar os nossos olhos divagar pela beleza e encanto das cores que nos rodeiam.

"Cores cortam cursos de curvas e estradas. Curvam-se os olhos. Curvam-se as almas."(Padre Fábio de Melo)




O Branco é também chamada de "cor da luz" porque reflete todos os raios luminosos. É o simbolo da paz, da inocência e pureza. O branco simboliza a leveza, o espaço, a sinceridade, a liberdade, o vazio, a verdade, a ausência, a limpeza, o infinito, a luz, a sabedoria, a inteligência, a divindade, o bem, o recomeço...

"Não importa o que há no fim no arco-íris se a felicidade se encontra na beleza das cores." (Mairla C. Gonçalves)





A Cor rosa significa romantismo, ternura, ingenuidade e é normalmente associada ao universo feminino. É a cor da beleza, das emoções, dos afetos, da compreensão, do amor terno e carinhoso.

"Minha vida não é cor de rosa, mas outras cores a deixam bem colorida e eu prefiro assim." (Lyz Fatori)





O Amarelo é uma cor que desperta, que expressa leveza, descontração, otimismo. É uma cor brilhante, simboliza criatividade, jovialidade e alegria. O amarelo também transmite calor, ilumina e descontrai.

"As pessoas só observam as cores do dia no começo e no fim, mas, para mim, está muito claro que o dia se funde através de uma multidão de matizes e entonações, a cada momento que passa. Uma só hora pode consistir em milhares de cores diferentes. Amarelos céreos, azuis borrifados de nuvens. Escuridões enevoadas..." (Markus Zusak)





O Vermelho é a cor da paixão e do sentimento. Simboliza o amor, o desejo, mas também simboliza o orgulho, a violência, a agressividade ou o poder. A cor vermelha ativa e estimula, significa elegância, paixão, conquista, requinte e liderança.

"A mente veste as cores da alma." (Anne Sophie Soymonof)





O Castanho é a cor da terra por excelência. Significa maturidade, consciência e responsabilidade. Representa a constância, a disciplin e a uniformidade. Sugere segurança e solidez. É a cor do outono, do recolhimento estando associada também ao conforto e estabilidade.

"As cores da tarde emprestaram aos nossos rostos uma tonalidade fulgurante."(Aldo Lopes)





O Azul é a cor do espírito e do pensamento. Simboliza a lealdade, a fidelidade, a personalidade, sutileza, o ideal e o sonho. O azul transmite e favorece a compreensão. É a cor do bem estar e do raciocínio lógico.

"Imaginai outras cores que não sejam o azul nos Céus e o verde na terra, e achareis que nenhumas são tão belas, deleitam e fortificam mais a nossa vista do que aquelas." (Marquês de Maricá)





O Verde significa vigor, frescor, esperança e calma. É uma cor calma que harmoniza e equilibra. Representa as energias da natureza, da vida, esperança e perseverança. O Verde traz paz, segurança, esperança em abundância e confiança.

"Cores que aquarelam. Flores que primaveram." (Padre Fábio de Melo)





O Preto é a cor do mistério e está associado à ideia de morte e de luto. Transmite introspecção, favorece a auto-análise e significa também dignidade. É a cor do poder, da sobriedade, transmitindo a sensação de sofisticação e elegância.

"As cores da noite recamadas de silêncio preparam o dia." (Eolo Yberê Libera)





O Violeta vem por comparação com a cor das pétalas da flor violeta. Transmite a sensação de prosperidade, nobreza e respeito. O violeta remete a nobreza e poder. É a cor da alquimia e da magia. Simboliza respeito, dignidade, devoção, piedade, sinceridade, espiritualidade, purificação e transformação. Lilás é uma cor similar ao violeta, sendo uma nuance mais clara do Roxo.

"Depois da tempestade, as cores aparecem." (Bono Vox)





O Púrpura (ou roxo) tal como o violeta resulta da mistura do vermelho com o azul, tendo também várias tonalidades. Transmite a sensação de prosperidade, respeito, dignidade, devoção, piedade, sinceridade, nobreza e respeito. Significa espiritualidade e intuição.

"As cores são benditas aos nossos olhos" (Autor desconhecido)





O Laranja é a cor do sucesso, da agilidade mental, e da prosperidade. Simboliza encorajamento, estimulo, robustez, atração, gentileza, cordialidade, tolerância e prosperidade. É a cor da comunicação, do calor efetivo, do equilíbrio, da segurança e da confiança.

“Laranja é a cor mais feliz.” (Frank Sinatra)





Fontes e Fotos: http://www.significadodascores.com.br/significado-do-violeta.php; http://www.significados.com.br/; 1mst.net; outros net




Poderá ver este post completo no meu blogue "FILOSOFIAS de VIDA" em: DIVAGANDO pela Magia e encanto das CORES


"As cores falam todas as línguas." (Joseph Addison)

11 comentários:

  1. Todas muy preciosas y lindas
    Saludos y feliz fin de semana

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria
    Cada cor com seu encanto,lindo post,uma maravilhoso
    Domingo para voçe,beijinhos

    ResponderEliminar
  3. Fantástico conjunto de imagens!
    Bom domingo!

    ResponderEliminar
  4. As cores são encantadoras.:)

    Bom domingo.

    Bjs.

    ResponderEliminar
  5. ✿✿彡 °•.
    Simplesmente amei!!!!
    Imagens lindas que fazem bem aos olhos e à alma.
    Bom domingo!
    Boa semana!
    Beijinhos do Brasil.✿✿彡 °•.
    ✿✿彡

    ResponderEliminar
  6. Amo girassóis e as cores do outono.
    E gosto de rosas vermelhas e brancas.

    ResponderEliminar
  7. Simplesmente amei...
    Deletei minha visão e minha alma em cada frase, em cada imagem.

    Um abraço! cheio de delicadezas coloridas...

    ResponderEliminar
  8. Amiga Maria!
    Amei as cores,seus significados,as imagens e os pensamentos!
    Um abraço e uma semana laranja pra você!

    ResponderEliminar
  9. Quando comecei a ler o seu post, imediatamente, pensei em dizer quais as minhas cores preferidas, mas como fazer isso depois de tantas imagens magníficas e cores exuberantes? Fiquei sem saber qual a mais bonita!

    Beijos

    ResponderEliminar
  10. Ola obrigada pela visita, belissimas imsgens..bjos e uma ótima semana
    http://juliana-artesanatosjuju.blogspot.com

    ResponderEliminar
  11. Olá, querida Maria
    Lindíssimo post com um adorno de beleza natural que me encantou...
    Uma linda, santa e abençoada Semana pra VC!!!
    Bjm de paz e bem

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo