18/01/2013

Lithia Park


Foto: Panoramio_memphismike

Lithia Park é o maior e mais central parque de Ashland, Oregon, nos EUA.

É composto de 93 hectares (380.000 m2) de floresta ao redor de Ashland Creek.


Foto: thewallpapers.org

O seu nome tem a origem a partir de óxido de lítio (Li2O) ou "lithia", que se encontra no fluxo de água bombeada para o parque.

Lithia Park foi listado no Registro Nacional de Locais Históricos em 1982.

O parque tem dois enormes campos verdes, um coreto para apresentações musicais públicas, um bosque de plátanos, um jardim japonês e um jardim de rosas, duas lagoas com patos, campos de ténis, edifícios da comunidade e, no inverno, uma pista de patinagem no gelo. Também oferece áreas para piquenique e quilómetros de trilhas para caminhadas.


Foto: satsumabug.com-deer

Começou em 1892, quando a Associação de Chautauqua comprou oito hectares de terra dentro da área que é hoje Lithia Park, e neles construiu um edifício de cúpula para os seus shows. A sua ideia era trazer entretenimento e cultura para Southern Oregon.

Em 1908, a pedido do Clube das Mulheres para Melhoria Civica, o povo de Ashland aprovou uma medida para incluir a manutenção do parque na Carta da Cidade.


Foto: traveljapanblog.com

Ao longo dos anos o parque continuou a crescer junto com a comunidade que o rodeia.

Em 1910, foram construídas a lagoa pequena dos patos e o sistema de alimentação da cascata.

Lithia Park incorpora características distintas de um parque projectado segundo a tradição de Frederick Law Olmsted.


Foto: Wikipedia_VISITOR7

O desenvolvimento do parque começou em 1914, com a contratação de John McLaren (também designer de Golden Gate de San Francisco Park) como arquitecto paisagista.

O plano paisagístico de McLaren para Lithia Park pretendia seguir o desfiladeiro natural do curso de água.


Foto: designsalononline.com

Os plantios foram naturalistas na medida em que às plantas e árvores nativas como os amieiros, carvalhos, e coníferas foram incorporadas, outras plantas, como salgueiros, e numerosas variedades ornamentais que foram selecionadas pela sua resistência, forma e cor.

O plano, de McLaren, ainda hoje constitui o núcleo do parque, com muitas árvores, agora com cerca de cem anos de idade e ainda em vigor. Também ainda se mantêm trilhas para caminhadas, o lago superior, campos de ténis, o jardim japonês, bosques, bem como o terraço da fonte de mármore italiana.


Foto: Panoramio_redbeardthefierce

As plantações no parque ao longo dos últimos cem anos são uma mistura exuberante e diversificada, refletindo os ecossistemas do sul do Oregon, e incluindo espécies não-nativas e exóticas de todo o mundo a partir de canteiros cuidadosamente tratados.


Foto: people.tribe.net

Dentro do Parque, o visitante pode caminhar ao longo da trilha, do lado leste de Ashland Creek até à sede do Parque e obter um mapa mostrando a localização dos principais pontos, como a Fonte de Lithia (Lithia Water Fountain), Butler-Perozzi Fountain Terrace, Grove Sycamore ou ainda o Lago superior dos patos (Duck Pond superior).


Foto: miswallpapers.net

Muitos caminhos seguem ao longo do parque e o visitante pode acompanhá-los através de um guia de trilhas, que mostra as árvores mais significativas e importantes ao longo de todo o parque.


Foto: wallpapers5.com

Lithia Park é um local lindíssimo que mesmo só em fotografia alegra a nossa alma.


Fontes e Fotos: Wikipedia; http://www.ashland.or.us/; http://www.nps.gov/nr/travel/ashland/lit.htm; http://lifeinashlandoregon.blogspot.pt/2012/02/lithia-park.html; http://www.city-data.com/; skyceremonies.com; wallpaper/Maple-Tree-in-Autumn-Lithia-Park-Ashland-Oregon/; miswallpapers.net_Lithia-Park-in-Autumn-Ashland-Oregon; wallpapers5.com_lithia-park-ashland-oregon; http://dustinkeirstead.blogspot.pt/; satsumabug.com-deer; traveljapanblog.com_lithia park; solangeabril.blogspot.com_Lithia_Park; designsalononline.com_Ashland; outros net.


* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.

7 comentários:

  1. Vim me deliciar com esse lindo post...lindas imagens que carregas sempre por aqui.Sempre fico encantada ...
    bjsssssssssssssss

    ResponderEliminar
  2. Belo post Maria!
    Coisas feitas por mãos humanas em harmonia com coisas feitas por mãos divinas.
    VIAJEI/VIAGEI;-)

    Abração
    Jan

    ResponderEliminar
  3. belissimo amiga, adorei mais esta viagem!
    bom fim de semana

    beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  4. Maria,que lindo e agradável parque!
    Consigo me transportar e lá me sentir!
    Tenha um ótimo final de semana!
    Beijos!

    ResponderEliminar
  5. Lindas imagens
    As coloca em seu cantinho Maria
    No regresso de suas viagens
    Com amor, paz e alegria!

    Vi uma gazela a pastar
    Ervas a comer
    Não se deixa apagar
    Gazela muito correr!

    Bom fim de semana para
    você, amiga Maria,
    um beijo
    Eduardo.

    ResponderEliminar
  6. Com o temporal que está lá fora, veio mesmo na hora este passeio virtual!
    Bom fim de semana
    Bjs

    ResponderEliminar
  7. Maravilha!...
    Quando homem e natureza se conjugam em harmonia o mundo pode ser muito mais belo!
    Obrigada pela belíssima postagem.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo