22/10/2012

Lírios a Flor da Pureza




Os lírios são flores elegantes, belas e exuberantes que representam a Nobreza e Pureza.


Foto: Net

É uma das flores mais antigas do mundo, sendo encontrado em pinturas nas paredes dos palácios da Grécia Antiga, onde era dedicado à Hera.


Foto: Net


O lírio é o nome vulgar dado às flores do gênero Lilium L. da família Liliaceae. Várias espécies de lírios também recebem o nome de açucenas. São originários da Europa, Ásia e América do Norte, sendo encontradas mais de metade das espécies na China e no Japão.




Existem em habitats de floresta, muitas vezes de montanha, em habitats campestres, e algumas espécies podem também sobreviver em regiões pantanosas.


Foto: Net

A sua grande beleza deve-se em parte aos vários cruzamentos entre si, dando origem a inúmeras variedades e cores, os chamados lírios hibridos.


Foto: Net

As grandes flores são muitas vezes perfumadas, e a sua paleta de cores varia com os brancos, amarelos, laranjas, rosa, vermelhos e roxos. Marcações incluem manchas e pinceladas.


Foto: Net

As plantas atingem, normalmente, de 1,20 a 2 metros de altura. Devem ser plantados num local com boa drenagem. A rega deve ser em intervalos regulares sem encharcar o terreno.


Foto: Net

Na corrente de pensamento chinês Feng Shui, os lírios representam o verão e a fartura, e significam o amor eterno.


Foto: Net

Para os egípcios, as flores brancas de Lírio simbolizava a deusa Ísis, e os gregos pensavam que essas flores tinham nascido do leite que a Hera, deusa da lua, deixou cair, enquanto alimentava Heracles.


Foto: Net

Os cristãos a associam à Virgem Maria, fazendo referência à pureza. Este facto justifica a presença da flor nos ramos das noivas.


Foto: wikipedia: Author Stan Shebs

Fontes e Fotos: Wikipedia: http://www.gtpoulsen.dk/Lilium.htm; http://www.jardimdeflores.com.br/; http://www.mundojardim.com; http://www.jardineiro.net/; outros net


Foto: Net

“A neve e as tempestades matam as flores, mas nada podem contra as sementes.”Khalil Gibran

5 comentários:

  1. Olá Maria!
    Estas são flores variadas e lindas. Eu tenho dificuldade em dizer qual delas é a mais bonita.
    Boa semana para ti.
    Um abraço.
    M. Emília

    ResponderEliminar
  2. Olá Maria,
    Muito linda suas postagem. As imagens é encantadoras.
    Os lírios são perfeitos, eu acho eles divinos.

    Beijos e ótima semana!

    ResponderEliminar
  3. Post que me tocou profundamente, Maria! Amo os Lírios! "NEM SALOMÃO, EM TODO O SEU ESPLENDOR, VESTIU-SE COMO UM DELES." MT 6.29

    Uma Boa Semana Para Você e Beijos...

    ResponderEliminar
  4. Minha amiga poetisa das imagens, estes lírios são a fina flor dos poetas e cabem em toda ocasião.
    Lindas e sagradas são estas flores para este amigo.
    Um abraço fraternal e um beijo.

    ResponderEliminar
  5. Os lírios são flores lindas!!!Simplesmente encantadoras!!!
    Bjs querida e obrigada pelo carinho.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo