22/06/2012

Peónia




As peónias são plantas com grandes e belíssimas flores perfumadas que encantam um jardim.




São originárias da Ásia, Sul da Europa e Oeste da América do Norte , sendo hoje cultivadas em todo o mundo.

O género Peónia compreende dezenas de espécies, de plantas herbáceas e arbustos. Existem também diversas variedades resultantes de hibridizações e seleções de peónias, principalmente na China, onde ela é uma importante planta ornamental, sendo considerada, inclusive, como símbolo nacional.




As espécies que se encontram nos viveiros não são espécies botânicas, mas os híbridos e cultivares, obtidos a partir da intersecção de determinadas espécies de floração peónias são geralmente divididos em dois grupos principais: as peónias árvore e peónias herbáceas.




A partir destes grupos de grandes através de sucessivos cruzamentos e híbridos dessas variedades foram obtidas interseccional, graças ao Sr. híbridos Toichi Itoh, estes peónias combinar as características de peónias de árvores e plantas herbáceas.

São plantas perenes, possuem uma folhagem verde escura recortada, bonita e abundante. O caule das flores pode exceder um metro de comprimento. As suas flores são exuberantes e de cores e formas variadas.




Quando as flores são muito grandes o caule pode ter tendência para dobrar, para ajudar a planta e proteger as flores pode colocar-se um tutor no centro do aglomerado de folhas onde se encontram as flores maiores e mais pesadas.

Periodicamente deve-se retirar as flores desbotadas e murchas. A peónia é uma flor que pode ser cultivada quer em vasos quer em jardins.

Pode ser plantada individualmente ou formando conjuntos de várias cores, dando assim cor, graça e alegria ao local onde se encontram.

A peónia pode crescer muito por isso, precisa de espaço para se espalhar.

Ao contrário das peónias herbáceas,as peónias árvore têm troncos de madeira, bem ramificados, que podem chegar a 150-200 cm de altura, estas peónias perdem as suas folhas no inverno, deixando o caule nu.




Solo: O solo deve ser fértil e húmido, com boa drenagem, ao qual se deve adicionar composto antes de plantar. As suas raízes não podem ser plantadas a mais de 2 cm de profundidade.

Luz: Preferem sol directo, embora também se possam desenvolver em sombra parcial. Gostam de crescer ao abrigo dos ventos frios e secos.

A situação ideal para o seu bom desenvolvimento consiste em estar numa posição intermediaria entre a sombra e o sol, procurando mais exposição ao sol em climas mais frios e menos exposição ao sol em climas quentes. Se colocadas em locais com sombra ou muito escuro, tendem a não dar flores.

Rega: Deve ser irrigada, no mínimo, duas vezes por semana em condições de muito calor, de forma a evitar que a terra fique seca.

Podar: as hastes das peónias arbustivas que deram flor no ano anterior e os ramos velhos devem ser podados para fomentar a emissão de novos lançamentos.


Foto: Net

Extremamente atraentes, elas são verdadeiras obras primas da natureza.

Fontes e Fotos: Wikipedia; http://flores.culturamix.com/; http://plantasonya.blogspot.pt/; http://www.jardineiro.net/; http://davesgarden.com/; http://www.thegracefulgardener.com/; http://flowerpics.net/; outros

"Nós podemos conceber o que a humanidade seria se não conhecesse as flores?" ( Maurice Maeterlinck )

9 comentários:

  1. Bom dia, Maria. Estou apaixonada com tanta beleza. Magnifica flores! Obrigada por essa bela partilha que toca o coração e emociona. Adorei! Bjos e um feliz fim de semana.

    ResponderEliminar
  2. Olá querida, bom dia. Realmente que espécie mais linda e quantas variedades dela.É uma grande benção para nós tão bela visão não é mesmo. Passando para desejar que tenhas um belo final de semana e beijinhos carinhosos para ti querida.

    ResponderEliminar
  3. Lindas flores querida amiga!! Que elas possam enfeitar seu final de semana!! Beijão

    ResponderEliminar
  4. Que beleza!!! Estas imagens fazem bem aos olhos e a alma. Lindo de se ver!

    ResponderEliminar
  5. Era a flor preferida do meu pai, tenho uma no jardim já vai para dois anos e não lhe consigo ver a flor!
    Bjs

    ResponderEliminar
  6. OI MARIA!
    SE NÃO BASTASSE A VARIEDADE, A PROFUSÃO DE CORES APAIXONA...
    ABRÇS

    zilanicelia.blogspot.com.br/
    Click AQUI

    ResponderEliminar
  7. tão liiiiiindas...., algumas não conhecia.
    a da primeira imagem e outra mais abaixo com a mesma cor, quase parecem a cauda de um cisne de penas "inchadas", vaidoso.
    belissima partilha, querida amiga.

    beijoo.

    ResponderEliminar
  8. Maria meu bem que posso eu dizer aqui, ficaria eternamente olhando tanta beleza, beijinhos de luz minha querida.

    ResponderEliminar
  9. Minha querida, família é tudo.
    Venho desejar uma boa semana, e tudo de bom.
    Um abraço do teu leitor e amigo, Antônio.
    Beijos.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo