13/04/2012

Os jardins do Palácio Linderhof


Foto: Wikipedia_GeorgeMatheus

Os belíssimos jardins que rodeiam o Palácio Linderhof em Bavaria na Alemanha, são considerados uma das mais belas criações na história do desenho de jardins.

O jardim cobre uma área com cerca de 50 hectares e está perfeitamente integrado na paisagem alpina natural que o rodeia, sendo a transição entre os jardins ornamentais e florestas de pinheiros e faia das Montanhas Ammergau.

O Rei Ludwig II fascinado com o mundo místico do Oriente e da idade romântica medieval da cavalaria, mas, sobretudo, pelo esplendor da corte Bourbon, tentou recriar em Linderhof o palácio e os jardins de Versalhe.

Os esplêndidos caminhos que serpenteiam através dos grupos de faia, carvalhos e tílias e prados proporcionam ao visitante, com uma variedade cénica constante.

O Projetista do jardim foi Carl von Effner. Com o seu talento, desenhou um jardim colorido, decorativo e eficaz, satisfazendo em pleno os requisitos Ludwig II .

O parque combina elementos formais do estilo barroco ou de jardins do renascimento italiano, com secções paisagísticas semelhantes aos Jardins Ingleses.

Os jardins formais estão subdivididos em cinco secções. Estas subdivisões estão decoradas com esculturas alegóricas dos continentes, das estações e dos elementos.

a parte norte é caracterizada por uma cascata de trinta degraus de mármore. O fundo da cascata é formada pela fonte de Neptuno, e no topo existe um Pavilhão de Música.

Foto: Panorâmio_christophrudolf



o centro do parterre ocidental é formado por um lago com com a figura dourada da "Fama". A oeste existe um pavilhão com o busto de Luís XIV. Em frente deste vê-se uma fonte com a escultura dourada do "Amor com golfinhos".


O parterre oriental tem canteiros ornamentais com alegorias dos quatro elementos ao longo dos lados que o ladeiam. A influência francesa é visível na escultura em pedra "Vênus e Adônis", na fonte com a figura dourada de "Amor disparando uma flecha" e no busto de pedra do rei Luís XVI da França.


O parterre de água em frente do palácio é dominado por um grande lago contendo a fonte dourada. A  água da fonte pode elevar-se até quase 22 metros de altura. A enorme árvore que perturba a geometria do projeto é uma tília cerca de 300 anos.


Foto: panoramio_Gisela


Os jardins em terraço formam a parte sul do parque. No terreno do primeiro patamar encontra-se a "fonte de Náiade", a qual consiste em três lagos e nas esculturas de ninfas da água. No meio arco do nicho pode ver-se o busto de Maria Antonieta de França. Estes jardins são coroados por um templo redondo com a estátua de Vénus, formada a partir d euma pintura de Antoine Watteau (O embarque para Citera).



Foto: panoramio_nafani


Existem vários edifícios, de diferentes aparências, situados no parque:

Gruta de Vénus
O edifício é totalmente artificial e foi construído para o Rei como uma ilustração do primeiro acto do Tannhäuser, de Wagner. Luís II gostava de ser passeado pelo lago no seu barco-concha dourado mas, ao mesmo tempo, queria a sua própria "gruta azul de Capri". Deste modo, foram instalados 24 dínamos e, já no tempo de Luís II, era possível iluminar a grutas com cores que se iam alterando.

Cabana de Hunding
Esta cabana foi inspirada na direcção de Richard Wagner para o Primeiro Acto de Die Walküre. Luís costumava celebrar banquetes germâmicos nesta casa.


Wikipedia_GraceKelly

Ermitério Gurnemanz
Todos os anos na Sexta-Feira Santa o rei Luís II vinha até aqui, para contemplação. Neste dia ele queria poder apreciar um prado florido. Se tal ainda não fosse possível devido à neve, o director do jardim tinha que plantar um para o Rei.

Kioske Mourisco
Este edifício foi desenhado pelo arquitecto berlinense Karl von Diebitsch para a Exibição Internacional de Paris em 1867. Luís II queria comprá-lo mas foi ultrapassado pelo rei dos caminhos de ferro Bethel Henry Strousberg. Luís comprou o pavilhão depois da bancarrota de Strousberg. A peça de mobiliário mais chamativa deste edifício é o trono em forma de pavão.

Casa Marroquina
Esta casa já havia sido construída em Marrocos para a Exibição Internacional de Viena em 1873. O rei comprou-a em 1878 e fê-la decorar numa via mais Real.




Poderá ver este post completo no meu blogue " Viajar é Alargar os nossos Horizontes " em: Os jardins do Palácio Linderhof


Fontes e fotos: Wikipedia; http://www.schlosslinderhof.de/englisch/park/; http://www.destination-munich.com/schloss-linderhof.html; Panoramio; outros

32 comentários:

  1. Mais uma linda viagem!!
    Um abraço!

    ResponderEliminar
  2. Como vai Maria? Vim aqui te visitar, afinal é nesta tua bela casa na net, que passeio e descubro coisas muito belas, apaixonei-me pelos jardins, lindos muito lindos, beijos Luconi

    ResponderEliminar
  3. oi Maria,

    que lugares lindos,
    e extremamente bem cuidados,
    um exemplo a ser seguido...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  4. Olá minha querida amiga!
    Não consegui passar aqui na Páscoa. o Google estava me impedindo de postar comentários, mas tudo resolvido.
    Espero que tenha passado uma boa Páscoa junto à sua família e com certeza, também foi um momento de lembrar dos queridos que já se foram.
    Mas tudo renova-se naqueles que creem na vida.
    Abraços minha querida!
    Lhú Weiss

    ResponderEliminar
  5. Que lindos jardins, Maria! Beleza muito multiplicada e um espetáculo para os olhos... Também há muito conteúdo histórico... Parabéns!

    Um final de semana abençoadíssimo para você e família... Bjs, querida!

    ResponderEliminar
  6. MARIA, considero estas imagens, de jardins maravilhosos, um premio para estes meu olhos ¨renovados¨Maravilhosos jardins!

    Abraços

    Paloma

    ResponderEliminar
  7. Maria

    Se tens aqui trazido leituras e imagens fascinantes, esta é uma delas. Vi e revi, o mundo tem verdadeiras maravilhas de criação artisca.
    Beijos

    ResponderEliminar
  8. Obrigada Maria por mais uma viagem espectacular com tanta flor que adoro.
    Bom fim de semana.

    Beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  9. Que maravilha Maria! belo post!
    Bom fim de semana
    Bjs

    ResponderEliminar
  10. Pegar a estrada neste cantinho é bom demais, cada imagem, uma visão maravilhosa querida, estou desejando à você um final de semana iluminado, que Deus a abençoe. Olha amanhã meu caçula está se casando,e estou muito feliz por ele. Beijinhos carinhosos para ti querida, tudo de bom.

    ResponderEliminar
  11. Minha Querida
    Ainda dizem que não há Paraíso na terra! Fiquei subjugada com tanta beleza... o rei sabia (e podia) rodear-se de todo este encanto.
    Gostei da viagem.
    Beijos
    Graça

    ResponderEliminar
  12. Um post muito belo. Obrigada pela partilha.
    Um abraço e bom fim de semana

    ResponderEliminar
  13. Querida amiga, linda postagem, mas a Gruta parece um lugar de sonhos. Tenha um lindo final de semana. Beijocas

    ResponderEliminar
  14. Amiga que maravilha!
    Tudo tão bem cuidado, quase que dá para sentir o cheiro das flores!
    Obrigada pela partilha!


    beijinhos

    ResponderEliminar
  15. Uma maravilha!

    Lembram-me os que vi na Rússia, na Riviera francesa e o "Terra NOstra", em S. Miguel.

    O meu reconhecido abraço, amiga

    ResponderEliminar
  16. Maria amei o passeio contigo nesse texto.
    Belas imagens amada.

    Bom domingo para ti.
    Beijo.

    ResponderEliminar
  17. Belíssimo, quase mágico! beijos,lindo domingo,chica

    ResponderEliminar
  18. Um belo domingo e uma excelente semana pra ti minha amiga,,,beijos e beijos.

    ResponderEliminar
  19. Que lindo jardim ,querida Maria!!!!!Simplesmente um lugar belissimo.Tenha um lindo domingo e uma ótima semana,cheia de paz e amor,abraçossssss.

    ResponderEliminar
  20. Querida Maria,
    Muito obrigada pela sua visita, pelo seu carinho.
    O meu marido foi submetido a uma cirurgia relacionada om ortopedia e estou a recomeçar a efectuar as minhas visitas com um pouco mais de regularidade.
    Muito obrigada por tudo o que partilha sempre com enorme carinho e bom gosto.
    Desejo-lhe também continuação de um excelente domingo e muito grata por continuar a partilhar estas maravilhas espalhadas pelo nosso tão belo mundo.
    Beijinhos,
    Ailime

    ResponderEliminar
  21. MARIA QUERIDA AMO O SEU BLOG, ELE PASSA PARA NÓS SABEDORIA E CONHECIMENTO AGRADEÇO A SUA VISITA, ELA É SEMPRE BEM-VINDA.ABRAÇOS CELINA

    ResponderEliminar
  22. Cheguei ao fim desta maravilhosa viagem...Adorei.............
    Boa semana e obrigado pelo deslumbramento...
    Beijo

    ResponderEliminar
  23. A natureza é que dá o seu toque mágico em tudo não é amiga!!!!
    As mãos dos homens apenas direciona...
    beijos... lindooooooo!!!!Adorei sua visita...

    ResponderEliminar
  24. Oi Maria.
    Que lugar mais lindo!!!Simplesmente encantador!!!
    Tenha uma boa semana,
    Bjs.

    ResponderEliminar
  25. Que delícia de domingo passei aqui, gente estas fotos são divinas, um banho de cultura só faz bem!!
    Uma super semana pra vc!
    Com carinho
    Hana

    ResponderEliminar
  26. Olá Maria, amiga virtual do outro lado do oceano, que jardim maravilhoso! Fiquei fascinado com as fotos.
    Grande abraço, saúde e muita paz interior.

    ResponderEliminar
  27. Bela viagem...Espectacular....
    Cumprimentos

    ResponderEliminar
  28. Como é bom contemplar um grande espetáculo de imagens. Tudo isso nos faz viajar entre cores; uma união de emoção e arte. Que as luzes dos carvalhos, tílias, enfeitem eternamente neste imenso jardim!
    Tudo de bom para você, grande Amiga Maria!
    Beijos!...

    ResponderEliminar
  29. Querida amiga!
    Gostei muito da viagem de hoje!
    A gruta de vênus é maravilhosa!Os jardins são lindos!
    Só tenho a agradecer!
    Beijinhos!

    ResponderEliminar
  30. Precioso reportaje, un lugar para visitar, gracias por compartir.
    te deseo una feliz semana.
    un abrazo.

    ResponderEliminar
  31. Lindos e magníficos jardins! beijos e boa semana!

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo