17/02/2012

Camelo


A história da Vida na Terra é uma história de extinções, estas extinções naturais ocorrem, no entanto, ao longo de períodos relativamente longos, permitindo a evolução de novas formas de vida. Muitos animais evoluíram e depois extinguiram-se e o seu lugar na natureza é então ocupado por outro grupo de animais. Isto não é o que acontece na actualidade, com a ajuda do Homem!


Penso que é importante ir sempre “passando” a mensagem da importância de preservarmos a Natureza, a vida selvagem, o ambiente, “O nosso magnifico Planeta”.

Hoje vamos conhecer um pouco melhor o: Camelo

Foto: Wikipedia_autor: Mistvan

O nome camelo vem do grego kamelos a partir do hebraico gamal, "camelo".

Ordem: ARTIODACTYLA
Família: Camelidae
Género: Camelus

O género Camelus contém duas espécies:
  • o dromedário (Camelus dromedarius) ou camelo árabe, que tem apenas uma bossa


Foto: Net

  • e o camelo-bactriano (Camelus bactrianus), que possui duas bossas.


Foto: www.infoanimales.com

Distribuição e Habitat :
Os camelos estão adaptados à vida em desertos e locais semidesérticos. Foram domesticados pelo Homem, há cerca de 4500 anos, na actual região do Norte do Irão, de onde foram depois levados para leste (Índia e China) e, mais recentemente, para a Austrália. Têm sido, para as tribos nómadas da Ásia, importantes animais de carga e de transporte e fornecedores de carne, lã e leite riquíssimo em proteínas. Actualmente, apenas se encontram populações selvagens (algumas centenas de indivíduos), no sul do deserto de Gobi (Mongólia e China), embora possam ser animais domesticados que regressaram à liberdade.

Foto: National Geographic - Autor: George F. Mobley

Identificação:
Os camelos têm os olhos protegidos por longas pestanas e as narinas podem fechar-se voluntariamente, para evitar a entrada da areia. O peso do corpo apoia-se não nos dois cascos mas sim nas almofadas planas que impedem que se enterrem na areia.


Foto: aparece vários sites Net

Apresentam outras grandes adaptações à secura do deserto: podem passar grandes períodos sem beber, pois conseguem perder até 40% do seu peso em água sem prejuízo para o organismo e reduzem ao mínimo as perdas de água durante esse período, produzindo fezes secas, expelindo urina concentrada e transpirando pouco (a temperatura corporal diminui até 34ºC durante a noite e aumenta lentamente durante o dia, só começando a transpirar quando atingem uma temperatura de 40 a 42ºC; além disso, quase não possuem glândulas sudoríparas).

São capazes de beber até 150 litros de água em poucos minutos, para compensar a desidratação. As gorduras armazenadas nas suas bossas ajudam-nos a sobreviver durante longos períodos sem alimento. Não é verdade que os camelos armazenam água nas bossas. Se estiverem a passar fome, as bossas ficam reduzidas ou podem chegar a desaparecer. Ao voltarem a comer e a beber, a corcova aumenta e fica firme outra vez.


Foto: www.goinganyway.net


Embora resista muito bem às intempéries, às terríveis precipitações de neve do inverno e as provações de longas viagens, o camelo sofre com o calor estival. No inverno não lhe tiram os arreios nem mesmo quando, terminada uma viagem e desembaraçado de sua carga, pasta livremente na campina; no verão ao contrário, é necessário libertá-lo tão logo termina o trabalho a fim de evitar os ferimentos.


Foto: Net

Hábitos e Alimentação:
Em estado selvagem, mantêm-se em haréns constituídos por um macho adulto e várias fêmeas com crias, embora também possam formar-se grupos compostos unicamente por machos solteiros ou fêmeas com crias. Alimentam-se principalmente de plantas rasteiras e folhas de árvores e arbustos, sendo que podem adaptar-se bem a vários climas e a diversos tipos de vegetação.

Reprodução:
Atingem a maturidade sexual aos três a quatro anos de idade, no caso das fêmeas, e aos cinco a seis anos, no caso dos machos. A gestação dura 12 a 14 meses e nasce uma cria de cada vez, que é amamentada durante um a um ano e meio. Os nascimentos dão-se principalmente em Março ou Abril, coincidindo com a maior abundância de alimento. O filhote nasce com pelagem macia, porém ainda não tem corcova. Por isso, o filhote não pode ficar muito tempo sem se alimentar senão ele morre pela desnutrição. O filhote se levanta cerca de duas horas após o nascimento para poder se alimentar do leite materno.


Foto: FAAXAAL

É uma espécie em perigo (segundo a União Internacional para a Conservação da Natureza). As populações selvagens estão restritas ao deserto de Gobi, em áreas protegidas.


Nota: Caso alguém seja autor de alguma fotografia e não tenha sido colocada a sua autoria por meu desconhecimento, agradeço que me contactem imediatamente afim de ser devidamente colocado o seu nome, ou ser retirado se assim o desejar. De maneira nenhuma é minha intenção quebrar direitos de autores.

Foto: kids.nationalgeographic.com

Fontes e Fotos: Wikipedia; Portlasaofrancisco; treknature; http://www.canaryzoo.com/; http://www.saudeanimal.com.br/; Enciclopédia a Vida Animal; outros Net

5 comentários:

  1. Obrigada pela partilha!!!
    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  2. Com uma Bossa ou Duas..............destes camelos gosto.....
    bfs
    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Sempre com uma otima informação!!
    Obrigada pela partilha
    Beijo

    ResponderEliminar
  4. ... e a natureza segui firme, mostrando seu valor,e, como não contemplá-la?
    Beijos!...

    ResponderEliminar
  5. Tudo o que diz respeito à natureza me interessa, sejam camelos, abelhas, árvores...
    Obrigado, Maria, por mais um bom momento.

    beijo :)

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo