11/12/2011

O Pintor Robert Finale


O pintor Robert Finale nasceu em Cuba tendo a sua família e ele ido viver para os EUA quando tinha apenas 2 anos de idade.




A sua paixão pela arte começou muito cedo. Com 5 anos raramente era visto sem ter um lápis na mão e um bloco de notas onde desenhava tudo, desde cenas de filmes até possíveis destinos de férias para a família.




Há alguns anos atrás, a sua esposa, Susie, pretendia comprar um quadro com uma paisagem de inverno para a sua casa. Ela visitou várias galerias, viu muitos quadros, mas não conseguiu encontrar aquele que lhe tocasse realmente. Nessa altura, Robert trabalhava como eletricista e o casal tinha um orçamento financeiro um pouco limitado. Depois de testemunhar a frustração de Susie, Finale decidiu pintar uma paisagem de Natal para lhe oferecer.




Robert trabalhou no quadro durante 10 semanas e no Natal, ofereceu a Susie a sua pintura, intitulada "Home for Christmas". Ela ficou surpreendida com o seu talento e não compreendia onde ele tinha ido arranjar a confiança para criar uma pintura tão maravilhosa. Finale, um artista autodidata, disse-lhe que tinha encontrado a coragem através de Deus.




"Foi a sensação de que eu poderia fazer isso e realmente sabia que eu poderia pintar", explica Finale. "Eu acho que o talento sempre esteve lá, mas levou 37 anos para surgir. Foi um presente de Deus para me deixar saber que ele tinha um plano para mim. Deus me deu muita confiança."




Durante dois anos trabalhou cerca de 12 horas por dia como electricista e à noite, no aconchego da sua casa dedicava-se à pintura. Hoje, Robert dedica-se exclusivamente à sua arte, tendo alcançado um enorme sucesso.




De origens humildes as suas obras estão espalhadas por diversas galerias em todo o mundo, tendo no entanto a primeira tela um lugar especial na sua casa.




As suas pinturas transportam para um tempo e lugar de encanto particular. O seu estilo característico é uma mistura colorida de romance impressionista e beleza realista, principalmente em cenários históricos.




Robert adora explorar a complexa interação de luz e seus efeitos sobre a arquitetura e arredores.




Um ávido viajante, Robert Finale usa as suas fotografias, desenhos e memórias simplesmente como ponto de partida, uma inspiração na viagem para a criação de cada obra-prima.




Usando cores e texturas fortes, Finale desenvolveu o seu próprio vocabulário em pintura. Expressa essa linguagem muito particular por lugares e entidades conseguindo assim tocar o coração de quem examina a sua obra. "A emoção que uma pessoa sente ao examinar uma obra de arte é a beleza da comunicação."




Finale cria imagens detalhadas e tranquilas cheias de romance e de luz que transportam o espectador a um lugar familiar ou a tempo especial. "Grande parte das minhas peças são criadas a partir de imagens de lugares que viajamos ou momentos em que nós ou a nossa família passamos juntos", explica o artista.




Cada pintura é uma jornada de palavras não ditas e sussurra escondido de liberdade, alimentando as esperanças e sonhos que existem dentro de todos nós. Estes sentimentos revelam-se através de imagens de bonitas cidades, em ambientes românticos colocando o espectador no mundo dos sonhos do pensamento inconsciente.




Para Robert a arte é uma linguagem universal. Portanto, uma tela representa a janela para milhões de emoções diferentes que existiram e existem através de todos nós, dando ao espectador uma ferramenta poderosa e olhar para dentro de seu próprio mundo, para a compreensão da jornada da vida.




As pinturas de Robert Finale, capturam a beleza intrínseca da humanidade e da natureza. O trabalho final sobre a tela é emocionante e encantador, permitindo que o nosso espírito e a nossa alma divaguem e sejam transportados para um refúgio de paz e tranquilidade.




Visite o seu site e conheça mais sobre a obra deste incrível pintor: Robert Finale

Fontes e Fotos: http://robertfinaleeditions.com/; http://findarticles.com/; http://www.thekingsgallery.com/; http://www.flashcoo.com/paint/Robert_Finale_art_paintings/; http://www.wallcoo.net/; outros


"A finalidade da arte é dar corpo à essência secreta das coisas, não é copiar sua aparência." (Aristóteles)

19 comentários:

  1. ... E assim a arte mostra seu tempo, haja vista que a história do mundo foi codificada com base na arte do seu tempo, desde os grafites marcados nas pedras até o tempo moderno com o nascimento dos computadores.
    Como demonstra o artista, descrito aqui, a prática leva a perfeição. Uma contemplação esplêndida!
    Beijos!...
    Tudo de bom para você!

    ResponderEliminar
  2. Bom dia Maria! Agradeço por essa postagem fantástica. Fiquei apaixonada por essas telas, muitas cores e luz maravilhosas. Adoraria ter um quadro desses em minha casa. Bom domingo. Carinhos

    ResponderEliminar
  3. Maravilhosa descoberta Maria! adorei.
    Bjs

    ResponderEliminar
  4. Minha amiga:
    Fui espreitar o site, um espectáculo de talento!
    Se há coisas que invejo é o dom de saber pintar assim :)
    Obrigada por mais esta maravilhosa partilha.
    beijinhos e boa semana

    ResponderEliminar
  5. Que linda postagem!
    Uma história real muito bonita!Que talento desse artista que ficou tanto tempo escondido!
    Fiquei realmente encantada!
    Beijos,Maria!

    ResponderEliminar
  6. Que grande artista é Robert Finale, sua pintura nos transporta para lugares e épocas diferentes.
    Parabéns querida Maria pelo belo post.
    Um grande abraço!

    ResponderEliminar
  7. Olá Maria. Que presente maravilhoso. Toca profundo a alma... Muita emoção! Tem essência de Deus. Obrigada amiga pelo carinho e partilha. Bjos e ótima semana!

    ResponderEliminar
  8. Que incrível história!
    Que belíssimas pinturas!

    Obrigada por partilhar algo tão enriquecedor, Maria.

    Um beijo e boa semana

    ResponderEliminar
  9. Bom dia minha linda!
    Quanta coisa para nossos olhos cansados ficarem aliviados...só vc tem esse poder de me trazer para pertinho das imagens mais lindas e belas...
    Grata minha querida por tamanha dedicação para com todos...
    Te convido a passar no Recanto dos Autores que estou no ping pong da Anne Lieri.
    bjs minha flor de girassol!
    http://recantodosautores.blogspot.com

    ResponderEliminar
  10. Belas obras minha amiga,,,uma semana cheia de paz e carinho pra ti...beijos e beijos.

    ResponderEliminar
  11. Que maravilha poder apreciar tanta beleza. Tantos lugares lindos. Passando para lhe desejar uma linda semana e beijinhos carinhosos para ti.

    ResponderEliminar
  12. MAIS UMA SERIE DE LINDAS IMAGENS!!!
    HOJE ABRIU A PORTA À ARTE, DEIXANDO NO DESCANSO A NATUREZA, QUE LOGO AQUI IRÁ SURGIR NO SEU LINDO ESPAÇO!!!

    1 BEIJO MARIA E LINDAS E FESTAS FELIZES!!!

    LÍDIA

    ResponderEliminar
  13. Maria, tão cheio de detalhes e tanta sensibilidades!!! A luminosidade, o efeito de luzes acesas parecem ser tão reais...
    Que ARTE mais bela! Um grande abraço e sempre grata pelo seu doce carinho, minha amiga!!!

    ResponderEliminar
  14. Maria,que lindas as pinturas desse artista!Realmente é um dom divino!Adorei seu post!Bjs e boa semana!

    ResponderEliminar
  15. Linda pintura amiga, A arte me encanta, sempre fui apaixonada por tudo que é pintura. Muito linda o trabalho do Robert Finale. Beijos e ótima semana.

    ResponderEliminar
  16. Roça o realismo com uma técnica que não chega à perfeição, mas que agrada pela beleza que engloba.
    Não conhecia este artista.
    Obrigado, Maria.
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  17. Querida amiga

    Obrigada

    Uma semana cheia de alegrias.

    Com muito carinho BJS.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo