17/12/2011

Las Pozas um Jardim Surreal na Selva do México


O contacto com a natureza liberta a nossa alma e alivia o nosso stress. Hoje levo-os comigo numa viagem virtual pelo Jardim Las Pozas, no México.


Foto: www.panoramio_Fly.mx

A porta de entrada para Las Pozas é o Anel da Rainha, que num plano esotérico representa um símbolo de proteção. Ao passar o anel pretende-se que o visitante deixe de fora o profano, para se inserir num espaço sagrado que recria o Paraíso.

Este incrível e extraordinário jardim, fica situado numa floresta subtropical nas montanhas do México, perto da aldeia de Xilitla em San Luis Potosí. Tem mais de 320.000 m2 de cascatas e piscinas naturais (las pozas) entrelaçadas com imponentes esculturas surrealistas.


Foto: http://canalviajes.com

O jardim parece ser o que restou de uma antiga e misteriosa civilização perdida, mas não é, ele foi construido por Sir Edward James com a colaboração de Plutarco Gastelum, seu amigo, homem de confiança e administrador do projecto.

James era neto do Rei Eduardo VII de Inglaterra, poeta, artista e patrono do movimento surrealista, tendo sido o mecenas de vários artistas como Dali, Picasso, ou Stravinsky.

As suas origens neste país remontam a 1944, altura em que, com o objetivo de visitar um amigo, passou pela primeira vez pelo México. Ficou particularmente impressionado com a beleza da natureza da região de Huasteca potosina, principalmente pela grande variadade de orquídeas. Em 1947 adquiriu uma enorme extensão de terreno perto Xilitla, San Luis Potosi, agora conhecida como Las Pozas. Durante cerca de 10 anos "Las Pozas" foi utilizada como plantação de orquídeas e lar para animais exóticos. Após uma geada sem precedentes em 1962 que destruiu muitas das suas orquídeas, Edward começou a construir o extraordinário jardim de esculturas de pedra que hoje existe.


Foto: www.panoramio.com_Antonio Cristerna

O projecto de "Las Pozas" foi inspirado nas suas orquídeas e na vegetação da selva Huastecan combinadas com elementos arquitectónicos retirados do movimento surrealista que ele estava tão intimamente envolvido. Na década de 1960 e 1970, Edward dedicou imensos recursos para o seu "Xanadu surrealista" (Eden surrealista), gastando milhões de dólares e empregando centenas de pedreiros que estavam sob o comando do carpinteiro José Aguilar, artesãos e artistas locais. No momento da sua morte em 1984, ele tinha construído 36 esculturas surrealistas espalhadas por mais de 20 hectares de exuberante floresta tropical.

É um jardim diferente que emerge no ambiente da exuberante selva de San Luis de Potosi, composto de estranhas esculturas de pedra, de edifícios que se assemelham a ruínas, de escadas e portas que não levam a lugar nenhum.


Foto: www.panoramio_Fortunato del Angel

Observam-se em diferentes pontos flores de bromélias, flores de lótus e de liz feitas de pedra. Muitas trilhas por todo o jardim são compostas de degraus, rampas, pontes estreitas, caminhos sinuosos que percorrem o vale.

Cada estrutura é uma obra de arte por si mesma, vou indicar algumas que me pareceram fascinantes:

O caminho das Sete Serpentes, um passeio que simboliza os sete pecados capitais que o homem deve superar: ira, orgulho, luxúria, avareza, preguiça, vingança e a ganância.

Foto: http://www.skyscrapercity.com

As Mãos do gigante, cuja finalidade é proporcionar paz aos viajantes que embarcam neste passeio com um coração puro e mãos limpas de pecado.


Foto: http://misterios.co

O Olho Divino, encontra-se frequentemente e significa que o Criador vai observar o caminho que escolhemos.


Foto: wikipedia_Rod Waddington

A “Casa de três andares”, que na verdade tem cinco níveis diferentes, as portas e janelas são apenas buracos por onde a verde vegetação e copas das árvores podem penetrar, dela se pode ouvir os sons da selva.




A "flor bromélia" gigante, uma estrutura que se parece com a flor de lótus utilizada em muitos ritos de iniciação, onde o homem se transforma em flor por ter alcançado a paz através da verdade.

Foto: wikipedia_Rod Waddington

O Terraço do Tigre uma plataforma sob uma sofisticada arcada


Foto: www.panoramio.com_Noe Mendoza


O palácio de Bambú, um lugar sem paredes onde Edward James pretendia viver. É um edifício de três níveis, sem paredes circundantes com laje de pedra em forma de trevo e sustentado por capitais. Estava cercado por varas de bambu que ao longo do tempo se degradaram.


Foto: https://geolocation.ws

A escada para o céu, que consiste em duas escadas em espiral que se enroscam projetando-se até ao infinito. Diz-se que representaria a busca da humanidade no conhecimento divino, por onde era suposto de um lado subirem os pobres e do outro os ricos, para no final chegarem ambos ao mesmo ponto, independentemente dos bens materiais de cada um.


Foto: http://rebloggy.com

As portas de São Pedro e São Paulo guardadas por um par de estruturas que simbolizam facas que controlam o acesso ao paraíso.


Foto: www.flickr_kwbill

A banheira em forma de olho, projetada de modo que Sir Edward pudesse tomar banho, observando os peixes que nadavam no resto do olho.

Foto: www.panoramio.com_Antonio Cristerna


No jardim existem vários estilos arquitectónicos, desde o gótico, imagens maçónicas e também católicas, como a imagem da Virgem de Guadalupe.


Foto: http://www.geolocation.ws/

Sir Edward James definiu o seu trabalho como "Uma casa que tem asas e que canta à noite."


Fontes e Fotos: Wikipedia; http://tejiendoelmundo.wordpress.com/; http://www.skyscrapercity.com/; http://www.xilitla.net; http://www.geolocation.ws/; http://www.edwardjameslaspozas.com/;http://www.fortytwotimes.com; http://rebloggy.com; http://www.laspozasxilitla.com.mx; outros Net


* Fotos: Net
As fotografias sem indicação dos autores é porque não os consegui identificar. Se forem suas, por favor queiram contactar-me que colocarei imediatamente o seu nome, ou retiro-as se for esse o seu desejo. Não é de maneira nenhuma minha intenção quebrar direitos de autor.

Photographs without the authors’ names are because I could not identify them. If they are yours, please contact me and I will put immediately your name, or remove them, if that is your wish. It is not my intention to break authors rights.


Foto: http://www.skyscrapercity.com


Poderá ver este post completo no meu blogue de viagens “Viajar é alargar os nossos Horizontes” em: Las Pozas um Jardim Surreal


13 comentários:

  1. Olá Maria. Que maravilha conhecer esse belo jardim. è realmente a mão de Deus em cada recanto e em cada obra de arte. Fantástico! Adorei! Obrigada amiga e ótimo fim de semana. Vc e Daniel estão lindos na foto! Belo poema. bjos.

    ResponderEliminar
  2. Que viagem se faz aqui em meio à tanto verde e belezas.]]LINDO demais!!

    um beijo,tudo de bom,chica e lindo fds!

    ResponderEliminar
  3. Surpreendente e formidável.
    Já anotei como possibilidade de visita para 2012.
    Obrigada pela informação.
    Gde abraço, em divina amizade.
    Sonia Guzzi

    ResponderEliminar
  4. Bom dia minha linda e encantadora amiga!
    Encantadora sim,pois trazes sempre o encantamento nas postagens que nos faz viajarmos nos lugares desconhecidos ...trazes sempre para pertinho de nós e deixa como presente...
    bjssssssssssssssss

    ResponderEliminar
  5. Belas imagens minha amiga,,,um sábado de paz pra ti...beijos.

    ResponderEliminar
  6. Maravilha...O que se aprende por aqui.....
    Voltarei para rever com mais calma....
    Bom Natal
    Beijo

    ResponderEliminar
  7. Maria minha querida

    Adorei viajar contigo, asimagens são divinais.

    Beijinho bom fim de semana

    ResponderEliminar
  8. Querida e linda amiga, fiquei encantada com teu Post.Amei!Pessoas especiais como você trazem magia nas palavras, paz e amor no coração.Parabéns pelos belos textos que tens postado e obrigada pelos momentos enriquecedores que tenho passado aqui.Deixei minha mensagem de Natal no meu Blog e que traduz os meus desejos e carinho para vocês todos que me visitam.
    Lindo Natal! Sejas feliz! Bjs Eloah

    ResponderEliminar
  9. Minha querida

    Mais uma viagem maravilhosa em cada imagem e palavras.
    Adorei e deixo um beijinho com carinho e agradeço a tua presença sempre amiga.

    Beijinhos com carinho
    Sonhadora

    ResponderEliminar
  10. Bonitas imagens!
    Uma viagem virtual muito bem guiada!
    Um abraço
    Tulipa

    ResponderEliminar
  11. Muito interessante, como habitualmente! A arte e a sua compreensão só estão ao alcance de quem se deixa tocar pela sensibilidade, mergulhando nos espaços límpidos da alma.

    Um beijo

    ResponderEliminar
  12. Náo conhecia é pura magia este lugar, beijo Lisette.

    ResponderEliminar
  13. Lindíssimo post!

    Aproveito para lhe desejar

    um FELIZ NATAL!

    Cordiais saudações.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo