18/11/2011

Flamboyant - Delonix Regia


Esta maravilhosa árvore deve o seu nome à cor flamejante das suas lindíssimas flores. É considerada uma das mais belas árvores do mundo.



O Flamboyant ( Royal Poinciana ) é também conhecido por flor-do-paraíso, pau-rosa e acácia-rubra. Tem a sua origem na costa leste da África, Madagáscar e ilhas do Oceano Índico. O seu crescimento é rápido, chegando a 1,5 metros por ano até a idade adulta em regiões de clima quente.




É uma árvore de grande porte, podendo atingir 12 metros de altura, possui tronco forte e a sua copa é muito frondosa em forma de um grande guarda-chuva. Têm um extraordinário efeito paisagistico, evidenciando-se toda a sua beleza quando plantada isolada ou em pequenos grupos em espaços abertos.




As inflorescências, surgem quando a árvore perde as folhas e são compostas por flores grandes vermelhas ou alaranjadas. Cada flor possui 5 pétalas sendo uma delas maior, com face superior rajada de vermelho ou laranjando sobre um fundo branco com bordas avermelhas, e 5 sépalas. A floração ocorre na primavera e verão. A primeira floração ocorre entre três e quatro anos após o plantio.

Embora a cor flamejante tenha dado o nome à árvore, existem variedades com flores em tonalidades mais claras, como alaranjado-claro e salmão amarelado. A variedade de flamboyant chamada "Flavida", possui as flores completamente amarelas.




As folhas medem em média 30 a 60 cm de comprimento, são pecioladas (haste) e revestidas por pêlos finos e curtos. Os frutos são do tipo vagem, planos, lenhosos e grandes, com cerca de 45 cm de comprimento, de coloração castanho escuro e permanecem na árvore o ano inteiro. A semente é dura, alongada, com 1,70 cm de comprimento em média (nunca mais de 2 cm). Para que a planta não perca a sua característica ornamental, os frutos devem ser retirados no período em que não há flores.

O flamboyant pode apresentar-se como árvore decídua ou semi-decídua, dependendo da região onde é plantado. Em locais com estações bem marcadas e inverno preferencialmente seco, ela perde toda a sua folhagem. Ela é semi-decídua, em regiões com muita humidade e onde não existe muita diferença entre inverno e verão.



O flamboyant não precisa de muitos cuidados, apenas podas de limpeza periódicas.

Cultivo Para um bom crescimento, recomenda-se colocar adubo fosfatado e esterco no fundo da cova onde a muda será plantada. A terra ideal deve ser fértil, porosa e com boa drenagem, as irrigações períodicas no primeiro ano.

Luz e Temperatura:
Necessita de muito sol para crescer, mas tolera geadas fracas e temperatura mínima de zero grau.





Reprodução e Floração : Por Reproduz-se por estacas semilenhosas ou sementes. A floração ocorre na primavera e verão.





Embora seja muito ornamental devido às suas majestosas flores, dado o seu tamanho e o facto das suas raízes serem muito fortes e também superficiais, podendo danificar redes de esgoto, muros ou construções, não é aconselhável para arborização urbana (calçadas, ou passeios dentro da cidade), sendo ideal para parques, praças públicas, jardins e áreas abertas com grandes espaços que possibilitem seu desenvolvimento.




Fontes e Fotos : “Mundodeflores”, “Wikipedia”; “JardimdeFlores”,.”jardineiro.net”; “Flores guia”; “ portaldojardim”; “ plantasonya”; “Floresnaweb”; “portalmundodasflores”; outros NET.

"Ilumine a sua vida com a delicadeza das flores" (autor desconhecido)

14 comentários:

  1. Muito bonito o flamboyant, forma uma grande copa florida, linda de ser ver. Um grande abraço Maria, um ótimo fds

    ResponderEliminar
  2. Que árvore mais linda! Como eu gostava de ter um espaço grande para ter uma só para mim!

    ResponderEliminar
  3. Digo sempre: como a natureza é bela.

    fim de semana de luz amiga.

    beijooo.

    ResponderEliminar
  4. Lindissimas Maria!!!

    Parabéns!!!

    Lídia

    ResponderEliminar
  5. São lindas todas elas, têm flores lindas demais, adoro cada dia mais a Natureza.
    Beijinho Maria bfs

    ResponderEliminar
  6. Cada uma com as suas características, mas todas
    muito belas.....não conhecia e fiquei mais
    elucidado...Vou salvar algumas...com a respectiva explicação...
    Beijo

    ResponderEliminar
  7. A mãe natureza nos brilha com cada coisa! Só devemos olhar com devido respeito para cada.Lindas árvores,pessoalmente desconhecia,pergunto muitas vezes...onde está o pintor???Uma incógnita amiga Maria que poucos saberão responder,ele é sábio e soube colocar as coisas no seu lugar,o "homem" é que tenta destruir.
    Beijinho bfs

    ResponderEliminar
  8. Como estou linda nestas fotografias!!!

    Beijo

    ResponderEliminar
  9. Esta árvore é bela, imponente e inesquecível.
    Faz parte de mim, faz parte de um pedaço de minha vida maravilhoso!

    ResponderEliminar
  10. Conheço apenas de imagem, são tão lindas!
    Bjs

    ResponderEliminar
  11. Boa noite, querida amiga Maria.

    É uma maravilha!!
    Sua beleza parece nos hipnotizar.

    Obrigada por essa linda postagem.

    Tenha muita paz e alegrias.

    Beijos.

    ResponderEliminar
  12. Maria, esta árvore belííííssima enche as ruas do Rio e não só, na Primavera. São de todas as cores e matizes. Estão lá ao sol e chuva. São um espetáculo para os olhos.

    beijos

    ResponderEliminar
  13. Querida Maria

    Deve ser assim o Paraíso, com flores lindíssimas a esbanjar cor e beleza.Maravilha!

    Boa semana.

    Bj

    Olinda

    ResponderEliminar
  14. Teresinha Oliveira.22 novembro, 2011 19:45

    Aqui na esquina da minha casa tem um pé, ainda menino é verdade, mas que espero ver crescer forte e ver florir. Suas postagens sempre lindas, como você, que tem o dom do otimismo e da alegria. Bjos.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo