04/04/2011

Flor-de-Cera


A Flor de Cera, flor-de-porcelana, Hoya carnosa, é originária da Austrália e da China. Existem cerca de 200 espécies, é uma trepadeira perene, possui folhas carnudas e espessas, de formatos muito diversos, incluindo as variedades de folha retorcida e as de folha matizada.


Hoya Carnosa

As inflorescências são pendentes, como pequenos buquês carregados de flores cerosas, brancas a rosadas, em forma de estrela e delicadamente perfumadas.



No Verão surgem cachos de flores em forma de estrela, muito aromáticas, parecendo ser feitas de cera ou porcelana. Pode ser cultivada em vasos, canteiros e jardineiras, sempre com um suporte para fixação.

Hoya Coriacea

Condições de cultivo
A flor-de-cera multiplica-se por estacas de galho. Depois de formada a muda, uma boa dica é plantá-la para que cresça sobre uma caramanchão interno e até num vaso grande equipado com um anel de arame, onde a trepadeira possa apoiar-se.


Hoya-carnosa-red

Luminosidade
Precisa de bastante luz para a floração mas não tolera o sol directo nas horas mais quentes do dia.


Hoya cinnamonifolia

Clima ideal
Moderadamente tolerante às baixas temperaturas, prefere uma faixa entre 15 a 25ºC. Em regiões de clima frio, pode ser cultivada em estufas ou no interior das residências.


hoya lasiantha

Regas
No período da Primavera e Verão necessita de regas regulares, mas no Outono e Inverno o ideal é reduzir bastante a frequência, deixando secar a superfície do substrato entre uma rega e outra.


Hoya pubicalyx Royal Hawaiian Purple

Floração
Floresce no Verão. Os ramos sem flores não devem ser podados pois florescerão no próximo ano.


Hoya pubicalyx Red Buttons


Fontes e Fotos : “Mundodeflores”, “Wikipedia”; “JardimdeFlores”,.”jardineiro.net”; “Flores guia”; “Floresnaweb”; outros Net.


Hoya pubicalyx jungle garden

"Ilumine a sua vida com a delicadeza das flores" (autor desconhecido)

19 comentários:

  1. É muito bom começar a semana com tão belas imagens.Beijos

    ResponderEliminar
  2. É linda esta planta. Tenho uma espécie no meu jardim e realmente fica esetacular quando se enche de cachos de flores.
    Beijinhos
    Lourdes

    ResponderEliminar
  3. Essas completas desconhecidas me encantaram. Nunca havia ouvido falar. Flores de cera. Até o nome é romântico e suave.

    ResponderEliminar
  4. Que lindas... me encantei demais em ver tamanha beleza, cores e variedades... lindoooo
    Minha querida amiga, tenha uma semana maravilhosa...beijos
    Valéria

    ResponderEliminar
  5. Amada amiga, me encanto e admiro profundamente essa sensibilidade e competência que voce tem em nos presentear com tão lindos e sempre perfumados posts! E ainda enriquece com muita sabedoria os nossos conhecimentos! Obrigada de coração!

    Deixo carinhos pra você, e o desejo de que tenhas uma linda e abençoada semana!
    Beijos

    ResponderEliminar
  6. nossa, a natureza é simplesmente perfeita!!!!!!!!!!!!!
    lindas....

    ResponderEliminar
  7. Lindissimas as suas flores de cera Maria!!!
    Adorei ver, já conhecia algumas!!!
    1 beijo
    Lídia

    ResponderEliminar
  8. Querida amiga ..venho regar nossa amizade sentir em pensamento o perfume de cada flor.
    Linda semana beijos meus,Evanir.

    www.aviagem1.blogspot.com

    ResponderEliminar
  9. Amiga estou passando para lhe agradecer o carinho que me tem dedicado nas suas palavras, seja sempre esse ser abençoado por Deus e posto ao serviço dele, para amar o próximo.
    Beijos de luz e muita paz

    ResponderEliminar
  10. Amo flores! E adorei a postagem! Quero te desejar uma ótima semana. bjs

    ResponderEliminar
  11. Lindas essas flores, parecem aveludadas. Lindas também as fotos. Beijos com carinho

    ResponderEliminar
  12. Maria
    São lindas eu só tenho 3 cores e uma delas ganhou um fungo estou a tratar dela.
    Querida tem um miminho no meu cantinho.
    Beijonho

    ResponderEliminar
  13. Que beleza!!! Flores, que jamais pensei existir.

    ResponderEliminar
  14. Maria,são deveras uma delícia estas flores.Tenho uma das espécies e é um orgulha vê-las.Um abraço e uma boa semana.

    ResponderEliminar
  15. Que maravilha!!!!!!!!!!! Encanta até ao mais profundo de nós mesmos!
    Obrigada!
    Beijinhos

    ResponderEliminar
  16. Maria

    Consigo ver nos seus posts a sua delicadeza... nestas flores vejo o seu rosto e até sinto o perume que exala...

    Acredita que pensei que fossem de cera mesmo?

    Lindas!

    Bjs
    Chris

    ResponderEliminar
  17. Querida amiga, que maravilhosa postagem, acho a flor de cera uma das flores mais lindas. É tão delicada, tão sensível, é um espetáculo. Beijocas

    ResponderEliminar
  18. Maria,
    que beleza de post,começando com uma bela imagem,seguida do poema de Cecilia Meirelles,
    nos deixando o perfume das flores.Parabéns!
    Obrigada pela visita e seu comentário.
    Desejo-lhe:Boas energias,paz,saúde e sucesso!
    abraço,
    Mari

    ResponderEliminar
  19. Ola,dou do Brasil essa semana comprei sete mudas de flor de cera,todas de flores gigantes,por serem plantas raras e difíceis de encontrar acredito que foi um bom investimento,pois já possuo a hoya carnosa e a carnosa compacta que dão flores cor de rosa, as que comprei são brancas,vermelhas e rosas com folhas variegadas......estou feliz por poder colocar mais verde em minha vida...... Abraços.Mario.🈵🈵

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo