04/10/2009

Signos do Zodíaco - CAPRICÓRNIO


Capricórnio (22/12 - 20/01)

É posicionado como o décimo do círculo zodiacal. Situa-se posteriormente a Sagitário e anteriormente a Aquário e é associado a constelação de Capricornus. Há duas lendas relacionadas com CAPRICÓRNIO (capri = cabra, córnio = chifre), a décima constelação do Zodíaco.A primeira lenda traz como figura simbólica do signo a cabra marinha Almatéia, que alimentou Júpiter quando pequeno, salvando-lhe a vida. Saturno, pai de Júpiter, tinha prometido ao seu irmão Titã que não deixaria herdeiros para que o trono celeste lhe pertencesse após sua morte. Para cumprir o pacto, Saturno devorava todos os filhos, à medida que iam nascendo,mas quando Júpiter nasceu sua mãe Réia conseguiu colocar uma pedra enfaixada no lugar da criança e enganar o esposo. Deste modo conseguiu salvar o pequeno deus e entregou-o às ninfas Adratéia e Ida, que o alimentaram com mel e o leite da cabra Almatéia. Quando Júpiter arrebatou de seu pai o poder celeste, colocou a cabra no Céu e transformou-a na constelação de CAPRICÓRNIO, em reconhecimento. Deu às duas ninfas um dos seus chifres, que tinha o poder de se encher de tudo o que o seu dono desejasse. É a Cornucópia ou o chifre da Abundância (lat. cornu=chifre e copia= abundância, grande quantidade). Outra lenda associa o signo de CAPRICÓRNIO a PAN, metade homem, metade cabra, dançarino, músico, caçador e soldado, inventor da flauta, conhecedor da arte de curar e da ciência de predizer o futuro. Por tudo isso era o deus dos pastores, dos rebanhos, das florestas, da natureza selvagem. Entretanto, às vezes era rude, barulhento, libertino, fazendo parte do cortejo de Baco, deus do vinho. Gostava de seduzir as ninfas e conseguia que elas se apaixonassem por ele, apesar da sua grnade feiúra. A palavra "pânico" é derivada do seu nome, indicando a sensação de susto que se tinha ao vê-lo. O signo de CAPRICÓRNIO governa o mês de Dezembro.

Símbolo: Uma cabra
Regido pelo planeta: Saturno
Elemento : Terra ou Solo (Touro e Virgem)
Qualidade: Cardinal (Áries, Câncer e Libra)
Signo oposto: Câncer
Metal: Chumbo
Pedras: Olho de tigre e ônix
Perfumes: Terra molhada, lotús e jasmim
Plantas: Amor-perfeito, hera, cravo e papoila
Animal: Tartaruga e cabra
Anatomia: Ossos, dentes e pele
Dia da semana: Sábado
Número: 10
Cores: Preto, marrom, ocre e verde-musgo
Polaridade: Feminino
Pontos positivos: Prudente, decidido e disciplinado
Pontos negativos: Convencional, honesto e pessimista

Palavras chaves que definem o Capricorniano:
Ambicioso, Prudente , Persistente, Equilibrado, Pessimista.

Capricórnio e o trabalho
Os capricornianos são bons gestores. São honestos e respeitam (ou exigem) a disciplina. São teimosos e capazes de antepor a família e o trabalho sobre seus próprios desejos ou necessidades. São grandes organizadores e costumam ter algum tipo de ambição económica (dada sua capacidade para perseguir um objectivo, muitas vezes a realizam).
Os capricornianos costumam possuir profissões relacionadas à economia. Economistas, contabilistas, gestores, empregados do sector imobiliário, políticos. São excelentes docentes, administradores, cientistas, agricultores e construtores.

Capricórnio e as relações pessoais
Às vezes o capricorniano demora para sentir-se feliz com suas relações pessoais. Podem tender a serem reservados com desconhecidos. É mais provável que um capricorniano tenha poucos bons amigos (com quem tenha uma lealdade absoluta) que muitos companheiros. Às vezes têm dificuldade em relacionar-se com o sexo oposto, mas quando se apaixonam costumam ser fiéis e um pouco ciumentos.

Capricornio e o amor - Relacionamento com os outros signos

COM CARNEIRO (ÁRIES): Carneiro necessita de liberdade e não suporta as cobranças e o perfeccionismo de Capricórnio. Também não suporta o facto deste ter respostas para tudo. Disputam a liderança na relação. Ddifícil dupla, pois um é demasiado móvel, o outro um tanto inerte; para o ariano, Capricórnio não tem "coração no peito", é frio e calculista. Para o Capricornio, o carneiro será inconstante, indisciplinado e imaturo. Se ambos se dedicarem a acabar com seus mútuos defeitos, poderão entender-se.

COM TOURO: Ambos visam relacionamentos duradouros, não são impulsivos e nem românticos. Mas são confiáveis e oferecem segurança um ao outro. Previsíveis, lidam com a rotina de forma absolutamente natural. Uma boa união, se unirem as várias qualidades; ambos amam o conforto e as várias coisas boas da vida. Touro dará o encanto de Vênus, sua sensualidade e senso artístico. Ambos amam a fidelidade e a estabilidade de um bom lar.

COM GÉMEOS: O lado infantil, descontraído e comunicativo de Gémeos deixa Capricórnio em estado de alerta. A leveza de um contrasta com o excesso de preocupações do outro. Aqui deverá existir muita compreensão de ambos os lados, caso haja um real interesse em manter um relacionamento sadio. Capricórnio poderá não aceitar a jovialidade expansiva e curiosa de seu par. Por sua vez, Gémeos poderá achar um tédio a maturidade cheia de regras e princípios que seu par oferece ao relacionamento. Uum relacionamento de adaptação onde um aprenderá com o outro a desenvolver seus próprios potenciais.

COM CARANGUEJO (CÂNCER) : Este é um relacionamento de forças opostas: a sensibilidade, a emotividade e o espírito sonhador em confronto com a lógica, a razão e a introspecção. Como todos os opostos zodiacais, o eixo Caranguejo / Capricórnio poderá provocar tanto o fascínio quanto a repulsa imediata. Um fornece exactamente o que o outro não possui em suas filosofias de vida. Valores e necessidades parecidos garantem uma estrutura sólida para qualquer relacionamento.

COM LEÃO: A alegria, a espontaneidade e o brilho naturais de Leão contrastam com o retraimento de Capricórnio. O facto dos capricornianos colocarem os deveres e responsabilidades antes de qualquer coisa assusta os leoninos. Em assuntos de amor e paixão, esta dupla poderá encontrar algumas dificuldades, onde o diálogo será fundamental para a estabilidade do relacionamento. Um é racional e pragmático. O outro ardoroso e demonstrativo. Um é espontâneo e o outro controla as suas emoções. Poderá ser uma união difícil.

COM VIRGEM: Esta relação ganha um tom de praticidade. Críticos e detalhistas, não fantasiam nada: uma coisa é ou não é. Um impulsionará a carreira do outro. Haverá muita admiração e respeito pelas conquistas pessoais. Possuirão uma visão prática e racional do quotidiano, o que poderá fortalecer o relacionamento. Ambos deverão incentivar os momentos de lazer e descanso, e não basear a relação única e exclusivamente no trabalho. Um cuida do outro. Um protege o outro. Um incentiva o outro.

COM BALANÇA (LIBRA): Há um excesso de formalismo nesta parceria. Ambos tentam manter as emoções à distância. O romantismo de Balança entra em conflito com a visão prática que Capricórnio tem da vida. Um possui a visão prática e racional do quotidiano. O outro percebe a leveza e a sensibilidade dos pequenos momentos de um relacionamento. Capricórnio procura estabilidade. Balança também! A diferença está na forma com que cada um persegue este objectivo. Capricórnio fornecerá o porto seguro aos sonhos de Balança, e este por sua vez integrará o seu par no lado social da vida.

COM ESCORPIÃO: Há muito em comum entre os dois e por isso a harmonia na relação naturalmente se estabelece. A sensualidade de Escorpião é explícita e o jeito cauteloso e desconfiado é de ambos. Escorpião é um signo que necessita de profundidade e envolvimento emocional. Capricórnio racionaliza suas emoções e busca compreender a vida de uma forma linear e segura. A exigência emocional de Escorpião poderá ser forte demais para a compreensão pragmática e o forte senso moral de Capricórnio. O diálogo e o entendimento serão fundamentais.

COM SAGITÁRIO: Os desafios são muitos por conta do excesso de diferenças, mas elas podem ser administradas sem muito desgaste. Ambos preocupam-se em saber o que o outro quer. Um é expansivo e não possui limites para seus sonhos e desejos. O outro é introvertido e possui uma visão realista de seus planos e projectos de vida. O união entre estes dois parceiros deverá estar baseado no respeito mútuo, pois possuem pontos de vista diferentes um do outro.
Sagitário poderá oferecer o optimismo e a ousadia ao seu par capricorniano, e este por sua vez a estabilidade e segurança necessária para que Sagitário encontre o senso de finalidade em seu dia a dia. O entendimento e a compreensão serão importantes.

COM CAPRICÓRNIO: Ambos apostam em relacionamentos duradouros, mas a ausência de romantismo e aventura tornará a relação sem fantasia e emoção. Deverá existir estímulo ao lado emocional e sensível da vida, já que o senso racional é muito marcante entre estes parceiros. O quotidiano será muito importante e a rotina do dia a dia não será um problema tão grave assim.

COM AQUÁRIO: Muitas características aquarianas entram em sintonia perfeita com as de Capricórnio, ainda que um critique veementemente o outro. Como não cedem facilmente, o melhor é que tenham espaços definidos desde o início da relação. Capricórnio poderá aprender com o “jogo de cintura” aquariano formas de enxergar novas possibilidades criativas para sua vida. Aquário encontrará uma resposta intelectual aos seus anseios, estabilizando suas emoções. Um é expansivo e dinâmico. O outro retraído e realista. Terão muitas coisas a aprender um com o outro. No mínimo, poderão descobrir juntos novos caminhos.

COM PEIXES: A troca é interessante. Capricórnio dá os alicerces que Peixes precisa e recebe em troca um pouco do idealismo e do despojamento do pisciano. Um consegue ver exactamente onde deseja chegar. O outro está a procura de suas próprias definições. Quando o racional Capricórnio encontra o sonho e o romantismo de Peixes os dois poderão lucrar com a troca de experiências, desde que um respeite as visões do outro. Peixes trará até seu par a espiritualização e o mundo não visível. Capricórnio fornecerá a estabilidade do mundo concreto e real ao seu par. Paciência, carinho e dedicação serão fundamentais para que esta parceria siga em frente e produza bons frutos.

Personalidades de Capricórnio
Jô Soares
Rita Lee
Cláudia Raia
Renato Aragão
Michael Schumaccher
Mel Gibson
Elvis Presley
Richard Nixon
Faye Dunaway
Benjamim Franklin
Pasteur

2 comentários:

  1. adorei muito obrigado por falarem bem de meu signo muit obrifgado mamo muito sucesso pra vcs um abraco!

    ResponderEliminar
  2. adorei saber mais sobre a minha vida amorosa. e com o que devo contar.

    obrigado.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo