terça-feira, 15 de julho de 2014

VIAGEM A ITÁLIA - ASSIS



Da minha viagem em abril por Itália já mostrei MILÃO, VERONA, PÁDUA, VENEZA e FLORENÇA e SIENA. Hoje vamos caminhar por ASSIS. Cidade da região da Umbardia, é famosa por ter sido o local de nascimento de São Francisco de Assis (Francesco Bernadone), o santo protector dos animais, dos poetas e da natureza, que ali fundou a Ordem dos Franciscanos em 1208. Assis é também  a cidade natal de Santa Clara de Assis (Chiara d'Offreducci), a fundadora da Ordem das Clarissas.




Começando o nosso passeio ...





Visita à Basílica de São Francisco de Assis, um conjunto de duas igrejas superpostas em estilo gótico que foi classificada pela UNESCO como Património da Humanidade. O local onde se encontra é conhecido como a Colina do Paraíso. A pedra fundamental para a sua construção, foi posta pelo Papa Gregório IX, em 17 de Julho de 1228. No dia de Pentecostes, em 25 de Maio de 1230, o corpo de Francisco foi trazido para o local. A construção da basílica superior começou em 1239 e foi finalizada em 1253.









Interior da Basílica







Em frente da basilica superior está um jardim lindo, onde se encontra desenhado em arbustos a palavra "PAX" (Paz). Ao fundo uma estátua que captura o momento em que, em 1204, o santo ouviu a voz de Deus dizendo-lhe para deixar a guerra e voltar para casa. 



 


Linda a vista panorâmica do alto


 



A cidade preserva um ar medieval, passeando e descobrindo ...


 


 



 


Como se encontra num terreno acidentado tem muitas ruazinhas bem inclinadas e algumas com escadas bem íngremes.







Depois de caminhar e com o tempo a refescar soube bem beber um capucino





Estava na hora de continuar a viagem ....





A nossa última paragem seria em ROMA.


4 comentários:

  1. Amiga Maria Rodrigues

    É sempre bom acompanhar nas tuas belas excursões e ver os teus recursos para a fotografia que encanta, Agora talvez tenha dado maia atenção a certos pormenores. É que nasci no dia de S. Francisco de Assis e com ele me idêntico muito na ideia de pobreza. Pobreza que nem me é estranha.
    Beijos

    ResponderEliminar
  2. Maria. adorei lindas imagens e com a respectiva descrição Nunca estive nessa zona pouco conheço da Europa apenas meia dúzia de Cidades Espanholas, Paris, e estive na Holanda e nada mais. Pois é amiga esquecimentos todos nós temos mas eu não só esquecimento perco mesmo a memória, ainda há poucos dia tinha cá o filho mais velho e o neto, de repente comecei a pedir para me levar para casa e a perguntar aonde estava e nem sequer conheço as pessoas que estão ao meu lado, mas ando a ser vigiado e estou medicado.
    Beijos
    Santa Cruz

    ResponderEliminar
  3. Querida Maria..lindas fotos, deve ter sido uma viagem maravilhosa. Viajei com voce :)

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.