11/07/2014

Casa Abandonada - Poema de Francisco Bugalho



Minha saudade não larga
Certa casa abandonada.
E sinto, na boca, amarga,
Essa lágrima chorada
Quando a deixei...

Caía, de leve, a tarde...
E, olhando para trás, vi
Aquela porta fechada.

Nesse momento, senti
Pesar-me a fatalidade
De toda a Vida passada.

Arde
Ainda, nos meus olhos,
A luz do sol que brilhava
Na janela.
Era uma luz amarela;
Uma luz de fim da tarde
Que ainda trago nos olhos...

Ficava ali,
Por detrás da porta verde,
Tudo o que a vida nos perde,
Enquanto nos vai gastando...

E triste e só me parti;
Quem sabe que outros Destinos,
Dolorosos ou divinos,
Procurando...

Francisco Bugalho, in "Margens”



14 comentários:

  1. Eu jamais partiria ou escreveria uma coisa como essa...Mas é linda demais a casinha e a poesia. Parabéns.

    ResponderEliminar
  2. Cada un dos que amamos, quando de nós se perde, é uma "casa abandonada" no nosso consciente de memórias.
    Lindo, Maria!

    ResponderEliminar
  3. Maravilhoso poema, bela escolha, mais uma vez! bjs, tudo de bom,lindo fds! chica

    ResponderEliminar
  4. oi minha amiga,

    somos mesmo saudosistas,
    quando passo próximo da casa que morei na minha infância,
    me dá um gosto de saudades enorme...

    beijinhos

    ResponderEliminar
  5. Olá, Maria!
    Um belo e nostálgico poema, que evoca a saudade da casa agora fechada e de vivências nela passadas .
    Abraços e bom-fim-de-semana.
    Jorge

    ResponderEliminar
  6. As casas... Paredes com ecos de nós!

    Muito bonito

    Um beijo

    ResponderEliminar
  7. Não conhecia este lindo poema!
    Saudade tão dolorosa de sentir.

    Bom fim de semana Maria.

    beijinho e uma flor

    ResponderEliminar
  8. Olá, querida Maria
    Um lindíssimo poema compartilhado e a foto ilustrativa é uma beleza!!!
    Bjm fraterno de paz e bem

    ResponderEliminar
  9. Um canto que tão bem condiz com a realidade desta vida. Lindo!
    Abraços de vida, querida amiga

    ResponderEliminar
  10. As vezes é preciso muito mais alma e sentimento para entender verdadeiramente a mensagem.
    Muito grata por partilhar
    Bom fim de semana.
    Bjinhos ♥
    http://sarranheira.blogspot.pt/

    ResponderEliminar
  11. Uma partilha profunda.

    Obrigado, Maria.

    beijinhos

    ResponderEliminar
  12. parece uma uma casa de um conto de fadas, linda, essa imagem
    e o poema, tão singular e belo!
    e é assim mesmo a vida: passamos a vida a partir..
    e a voltar... :))

    beijo, amiga.

    ResponderEliminar

“Aqueles que passam por nós, não vão sós, não nos deixam sós. Deixam um pouco de si, levam um pouco de nós” (Antoine de Saint-Exupery).

Obrigado pela sua visita e pelo carinho que demonstrou, ao dispensar um pouco do seu tempo, deixando aqui no meu humilde cantinho, um pouco de si através da sua mensagem.

Topo